Prefeitura de João Pessoa quer ‘pular’ etapas da vacinação, diz procurador-chefe do MPF

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Prefeitura de João Pessoa quer 'pular' etapas da vacinação, diz procurador-chefe do MPF
Foto: Jornal da Paraíba

Em vídeo divulgado, nas redes sociais, no início da tarde de hoje (18), o procurador-chefe do Ministério Público Federal na Paraíba, Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto, afirmou que a prefeitura de João Pessoa, aparentemente, quer pular etapas da vacinação contra Covid-19.

Sérgio de Castro Pinto disse que a PMJP vacinou apenas 49% das pessoas com comorbidades, 8% de pessoas com deficiência permanente, cerca de 62% das pessoas de 60 a 64 anos e 58% deficiência institucionalizada.

“Apesar disso, de não ter suplantada essa etapa, já quer vacinar os trabalhadores da educação, tendo tão somente 5 mil doses que  sequer são suficientes para os trabalhadores em educação do Ensino Fundamental. Uma quantidade ínfima de doses. O que pode ocorrer é que com a terceira onda da pandemia essas pessoas mais vulneráveis que eu  mencionei anteriormente, que não foram vacinadas devidamente, ocupem mais os leitos hospitalares”, explicou.

O procurador-chefe fez questão de esclarecer que o STF ainda não analisou o mérito do pedido feito pelo MPF para suspender a vacinação dos trabalhadores da educação para que sejam cumpridas as metas de imunização grupos anteriores.

Segundo ele, a decisão do presidente do STF, ontem (17), foi no sentido de afirmar que o meio processual não era o mais adequado. “A procuradoria-geral da República já provocou novamente o STF e em breve, quiçá até hoje, o STF se decidirá sobre o mérito da questão”, explicou.

O processo está no gabinete da ministra Rosa Weber para julgamento.

Prefeitura

A prefeitura nega qualquer irregularidade e afirma que está seguindo fielmente o que diz o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Veja os vídeos: