Liberação de verba para Hospital Veterinário em João Pessoa depende de ação da prefeitura

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Liberação de verba para Hospital Veterinário em João Pessoa depende de ação da prefeitura
Foto: divulgação

A construção de um Hospital Veterinário de João Pessoa está em vias de se tornar realidade através de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão, proposto pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB). Para destravar o recurso, no entanto, a prefeitura terá que cadastrar a proposta na Plataforma+Brasil até o dia 6 de junho.

A demanda da população por um hospital veterinário público entrou no radar de quase todos os candidatos na campanha eleitoral do ano passado, inclusive do tucano, que ficou em terceiro lugar na disputa. Ele também foi promessa de campanha do prefeito Cícero Lucena (PP).

Ruy Carneiro disse que, caso ele venha a ser instalado, a capital terá uma unidade exclusiva ao atendimento dos animais domésticos para a população mais carente que não possui recursos financeiros para pagar atendimento e serviços de um veterinário particular. “Esse é um sonho antigo da população de João Pessoa, que temos a satisfação de contribuir para que seja executado”, comentou.

Mesmo após o cadastro, a proposta ainda será analisada. Se aprovada, ainda será empenhada e depois contratada a empresa para a sua execução. “É importante salientar que a partir de agora depende exclusivamente da gestão municipal dar celeridade ao processo”, reiterou Ruy.

Em andamento

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa informou, através de nota, que está trabalhando na construção do futuro hospital público veterinário de João Pessoa.

O Comam ( Conselho Municipal de Meio Ambiente), presidido pelo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa, Welison Silveira, criou uma comissão técnica que está elaborando o termo de referência para a construção do hospital veterinário.

Essa comissão visitou o hospital público veterinário do Recife, mantido pela Prefeitura, no dia 12 de maio, e visitou também o hospital veterinário da cidade de Areia. As visitas tiveram como objetivo conhecer experiências para formatar o hospital público veterinário de João Pessoa.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, já estão sendo feitos estudos orçamentários e planejamento do projeto do futuro hospital veterinário de João Pessoa.