Promotora recomenda lockdown e lei seca em 12 municípios do Sertão da Paraíba

Por ANGELICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Promotora recomenda lockdown e lei seca em 12 municípios do Sertão da Paraíba
Foto: Beto Silva/TV Paraíba

Diante do cenário de superlotação nos hospitais e de aumento dos casos de Covid-19, o Ministério Público recomendou que 12 prefeituras do Sertão paraibano decretem lockdown em todos os serviços não essenciais, por pelo menos sete dias. No período, elas também devem proibir a venda de bebida de alcoólica, a partir das 16h, e durante todo o final de semana, nos estabelecimentos que estejam autorizados a funcionar por serem considerados essenciais.

A recomendação da promotora de Sousa, Ana Maria da França Cavalcanti, é direcionada aos municípios de Aparecida, Joca Claudino, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Poço Dantas, Sousa, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Uiraúna. Todos essas cidades estão classificadas em bandeira laranja, conforme o Plano Novo Normal.

Ao justificar o pedido, a promotora esboça preocupação com “o drástico avanço” de casos de Covid-19 na região, “como também diante das informações da existência de uma nova cepa do novo coronavírus em circulação no Município de Sousa, se tratando da variante “P1”, detectada no estado do Amazonas, cuja capacidade de transmissibilidade é três vezes maior que a cepa original, sendo, também responsável por maiores perspectivas de agravamento com resultado morte”.

Ana Maria também destaca que 100% dos leitos para Covid-19 estão preenchidos, como também diante da existência de um déficit ou número excedente de pacientes aguardando leitos em mais de 10% da capacidade das unidades de referência do município polo.