Dia Mundial do Doador de Sangue reforça necessidade de recompor os estoques

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Dia Mundial do Doador de Sangue reforça necessidade de recompor os estoques
Foto: Leonardo Silva/Arquivo JP

Uma campanha lançada, hoje (14), pelo Ministério da Saúde, data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, busca estimular a doação de sangue em todo o país. Durante a pandemia, houve uma redução de 10% na doação e a meta é reverter o quadro, estimulando ações como a doação por agendamento nos hemocentros.

O ministro Marcelo Queiroga destacou que todas essa ação só será possível graças ao Sistema Único de Saúde (SUS), que, antes, durante e após a pandemia continuará no centro das atenções do seu plano de gestão. “São realizadas 3 milhões de doações de sangue, por ano, na rede SUS, só mostra a solidariedade do povo brasileiro”, pontuou, na coletiva de lançamento da campanha.

Ainda segunda Queiroga, no ano passado foi investido R$ 1,8 bilhão na Rede Nacional de Hematologia e Hemoterapia. “Este ano já investimento R$ 1,6 bilhão e será investido muito mais ainda em 2021”, afirmou.

Paraíba

Na Paraíba, o governador João Azevêdo (Cidadania) também se engajou à campanha, lembrando da carência do material no estado e da possibilidade de ajudar ao próximo.

“Por causa da pandemia os estoques de sangue têm ficado cada vez mais escassos. Não deixe de fazer sua parte, saia de casa, tomando todos os cuidados possíveis e salve uma vida. Doe sangue neste junho vermelho, tem alguém precisando da sua ajuda!”, postou João.

Dia Mundial

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar da importância da conscientização quanto à necessidade da doação de sangue e como uma forma de agradecimento aos doadores.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi organizado pela primeira vez em 2005, a partir de uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho para aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos derivados seguros e também para agradecer aos doadores, que salvam vidas a partir de um gesto voluntário.

Veja vídeo de lançamento da campanha do MS.