Paraíba volta a ter 62 municípios em bandeira amarela a partir de segunda

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Paraíba volta a ter 62 municípios em bandeira amarela a partir de segunda
Foto: divulgação/Secom-JP

A nova classificação do municípios paraibanos no Plano Novo Normal deve ser divulgado pelo governo neste sábado (26), mas o secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, antecipou que haverá uma melhora geral no mapa. Segundo ele, 62 municípios estarão em bandeiras amarelas, boa parte deles na região Metropolitana de João Pessoa.

Apesar da melhora, Beltrammi disse que ainda terá 8 cidades em bandeira vermelha e 153 em laranja, que exigem medidas mais restritivas para o controle da pandemia da Covid-19 no estado. Dentre as que se mantém na laranja estão a da região de Campina Grande.

A nova classificação será válida a partir da próxima segunda-feira (28) e deve embasar o novo decreto estadual, que será editado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) para valer a partir do dia 3 de julho.

“A taxa de transmissão em toda a Paraíba ainda é maior que 1 e isso reúne todas as condições para que se a gente não for muito atento a gente pode voltar a ter dias difíceis mais rápido do que se imagina”, destacou.

Beltrammi pediu cautela ao gestores ao decidir por flexibilização, em especial por causa de novas variantes do coronavírus que circulam na região, como a variante Gama, que é brasileira, e a variante Delta. “Elas são especialistas em contaminar pessoas mais jovens”, afirmou.

Outra preocupação é quanto às pessoas que viajaram no São João, principalmente para o interior do estado em que a taxa de transmissão é superior à capital.