Mais de 100 mil doses de vacina são distribuídas na Paraíba após desentendimento entre secretários

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Mais de 100 mil doses de vacina são distribuídas na Paraíba após desentendimento entre secretários
Foto: divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribui 100.367 doses de vacina contra Covid-19, nesta quinta-feira (1º), sendo 21.102 são Pfizer/Comirnaty e 79.265 AstraZeneca/Fiocruz. De acordo com o secretário Geraldo Medeiros, elas serão distribuídas igualitariamente a 221 municípios. Marcação e Baía da Traição ficam de fora porque já atingiram a meta.

A confirmação do envio proporcional à população foi em resposta ao secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, que ontem questionou a retenção das vacinas pelo estado, mesmo o município querendo avançar na imunização para a faixa etária 40 anos ou mais.

Inicialmente, a SES havia informado que só faria a distribuição com a chegada de todas as doses, na sexta-feira, por uma questão logística, mas acabou enviando as da AstraZeneca antecipadamente, depois de questionamentos de autoridades da Saúde de João Pessoa. Geraldo Medeiros disse que o envio dessas doses depende de uma logística e negou tratamento diferenciado.

Do total de doses AstraZeneca/Fiocruz, 57.765 são destinadas exclusivamente para vacinar com 1ª dose a população a partir dos 18 anos e 21.500 para segunda dose. Já as doses da Pfizer devem chegar ainda na tarde desta quinta e serão destinadas ao esquema vacinal na população adulta da Paraíba. A distribuição acontecerá nesta sexta-feira (2).

Janssen

Há ainda a expectativa de envio nesta sexta-feira de doses da Janssen (Johnson & Johnson).

“Após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estamos aguardando informações sobre o quantitativo de doses que receberemos. A expectativa é adiantar bastante a vacinação em todo estado, já que se trata de um imunizante de dose única”, comentou Geraldo Medeiros.

Na Paraíba, a vacinação contra a Covid-19 foi iniciada aos 19 de janeiro e já foram aplicadas 1.761.914 doses. O estado soma 510.946 pessoas que já receberam ambas as doses, 5.210 que foram vacinadas com imunizante de dose única e 1.245.758 que receberam a primeira.