Governo lança Escola de Saúde Pública da Paraíba nesta segunda-feira

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Governo lança Escola de Saúde Pública da Paraíba nesta segunda-feira
Foto: Reprodução/Rede social

O governo da Paraíba vai lançar, nesta segunda-feira (05), a Escola de Saúde Pública do estado. A instituição será  dirigida pelo médico e professor da UFPB Felipe Proenço e tem o objetivo de realizar a qualificação e formação de trabalhadores do SUS na Paraíba.

Governo lança Escola de Saúde Pública da Paraíba nesta segunda-feira
Médico e professor da UFPB, Felipe Proenço, assume direção da ESP-PB. Foto: Agência Senado

De acordo com Proenço, foi agregada a experiência e qualificação desenvolvidas pelo Centro Formador de Recursos Humanos, o Cefor-RH, que agora passa a ser Escola de Saúde Pública. E é uma forma de reconhecer e valorizar todo o histórico.

“O Estado se une a outras Escolas de Saúde Pública do país e possibilita novas perspectivas, seja nas especializações, nos mestrados, no incentivo à pesquisa, no fomento a sistematizar e demonstrar o conhecimento produzido cotidianamente nos serviços do SUS e reforçando ações que já vinham em desenvolvimento no campo dos programas de residências, nas articulações com as instituições de ensino, dos estágios de graduação de áreas de saúde”, pontuou Felipe.

Programação

O evento de lançamento acontecerá em dois dias e começa às 9h30, da segunda-feira (5), com uma apresentação cultural da atriz Maria Bethânia.

Logo em seguida, às 10h, tem a abertura com a mesa institucional, com participação do secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros; o diretor, da ESP, Felipe Proenço; Do responsável técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Haroldo Pontes; da coordenadora da Unidade de Capacidades Humanas para a Saúde na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Mónica Padilla; e do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Roberto Germano.

Às 11h, será iniciada a aula inaugural, com o tema “Ciência e Inovação: Contribuições para o SUS”. A aula será ministrada pelo médico sanitarista e professor da USP Gonzalo Vecina.

O programação de lançamento continua à tarde, com mesa redonda sobre as ‘Mulheres na Ciência e sua contribuição para o SUS’, e uma mesa de discussão, om o tema ‘As Residências em Saúde: planejando a necessidade de trabalhadores para o SUS’.

Na terça-feira (06), consta na programação também uma roda de conversa com o tema ‘Construindo parcerias e dialogando sobre as Escolas de Saúde Pública no Brasil’ e uma discussão sobre ‘A educação na saúde: Contribuições para o enfrentamento dos desafios do SUS”. Veja a programação completa.

“Toda a programação busca refletir o cotidiano da ESP-PB, desde a sua história, como Centro Formador, e seu compromisso com o fortalecimento da Rede de Educação na Saúde, até seus processos de inovação para qualificação do trabalho no SUS “, declarou a assessora técnica de Educação na Saúde da ESP-PB, Shenia Felix.