Novas bandeiras da Paraíba entram em vigor nesta segunda com melhor avaliação em um ano

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Novas bandeiras da Paraíba entram em vigor nesta segunda com melhor avaliação em um anoA nova avaliação do municípios paraibanos por bandeiras, de acordo com o Plano Novo Normal, entram em vigor nesta segunda-feira (12). São apenas seis cidades classificadas em bandeira laranja e as demais 217 em bandeiras amarela. Este é o melhor cenário desde a primeira análise da pandemia da Covid-19, em junho do ano passado. Um resultado otimista, que permite uma maior flexibilização das atividades no novo decreto, que pode ser editado com o fim do vigor do decreto atual, na sexta-feira (16).

De acordo com o governo, a melhora na situação pandêmica atualmente se deve a uma série de fatores, como a queda no número de mortes pela Covid-19 e a diminuição dos índices de ocupação de leitos hospitalares.

O avanço da vacinação, segundo o governo, também tem contribuído para o recuo da situação crítica no estado. O governador João Azevêdo, inclusive, usou as redes sociais para comemorar a marca de 2 milhões de vacinas aplicadas na Paraíba.

“Uma boa notícia para começar a semana. A Paraíba ultrapassou a marca de 2 milhões de doses aplicadas. Enquanto a vacinação avança, a taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos seguem caindo. A vacina salva vidas”, postou João, no Twitter.

Apesar do resultado positivo, o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destaca a necessidade de cautela, já que o estado ainda não tem nenhuma cidade em bandeira verde. “As bandeiras amarelas emitem um cenário de normalização. Esse final de semana nós já percebemos aglomeração”, comentou, em entrevista à TV Cabo Branco.

>>>Paraíba deve iniciar vacinar jovens de 12 a 17 anos em setembro, antecipa secretário