Após mutirão com 56 mil vacinados, João Pessoa tem 77% de ‘adultos’ imunizados com 1ª dose e dose única

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Após mutirão com 56 mil vacinados, João Pessoa tem 77% de 'adultos' imunizados com 1ª dose e dose única

A prefeitura de João Pessoa divulgou neste domingo o saldo do mutirão de vacinação que começou às 8h de sexta feira (16) até 23h deste sábado (17). Depois de 39 horas, foram vacinadas 56 mil pessoas com a primeira dose do imunizante AstraZeneca (Fiocruz).

Agora, segundo a prefeitura, 77% da população com mais de 18 anos (a vacinação parou na idade de 33 anos) está vacinada com a 1ª dose e dose única.

“Só tenho a agradecer a essa equipe valorosa e empenhada em fazer o bem ao próximo. Muito obrigado a cada um que esteve conosco nesse momento de imunização dos pessoenses. Ao governador João Azevedo pelo empenho para que as vacinas cheguem mais rápido a quem precisa. Esperamos que as remessas de vacina tenham uma estabilizada para continuarmos vacinando a todos nessa luta contra esse vírus. Com fé em Deus vamos vencer essa guerra”, agradeceu o prefeito.

Mais de 540 mil vacinados

Após mutirão com 56 mil vacinados, João Pessoa tem 77% de 'adultos' imunizados com 1ª dose e dose única
Corujão de vacinação em João Pessoa, em drive-thru. Foto: Secom/JP

João Pessoa já aplicou, desde janeiro, 541.802 doses da vacina contra a Covid-19. Desse total, foram 403.207 de primeira dose e 138.595 em segunda dose.

No contingente da população, são 26,5% completamente imunizados.

>>>Com uso de 2ª dose, Paraíba libera vacinação para mais 269 mil pessoas a partir desta sexta 

Avanço do fim de semana 

O avanço foi possível porque a Secretaria da Saúde da Paraíba liberou a utilização de 269 mil doses da AstraZeneca para aplicação imediata. As doses estavam reservadas para 2ª aplicação.

O número equivale a soma das 189.360 doses, que estão armazenadas na rede de frios da SES para aplicação da segunda dose e o lote com 77 mil doses que serão enviadas pelo Ministério da Saúde.

A utilização da segunda dose da AstraZeneca como primeira foi aprovada na reunião do Comitê Intergestor Bipartite (CIB) da Paraíba, órgão responsável pelas resoluções que formalizam a execução do Plano Nacional de Imunização (PNI) no estado.