Paraíba tem nova melhora e reduz número de cidades em ‘bandeira laranja’

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Paraíba tem nova melhora e reduz número de cidades em 'bandeira laranja'
Foto: reprodução

Mesmo com o avançado processo de flexibilização das medidas de isolamento para conter a Covid-19, a Paraíba teve novo avanço na avaliação do Plano Novo Normal. Na nova classificação dos 223 municípios paraibanos, agora são apenas quatro em bandeira laranja, uma a menos do que na avaliação anterior.

Seguem em bandeira laranja, Cacimba de Areia, Santa Inês, Santa Teresinha e São José dos Cordeiros. Os outros 219 municípios paraibanos, incluindo João Pessoa e Campina Grande, continuam em bandeira amarela, e São José do Bonfim, que progrediu da laranja para a amarela.

O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (26). Ele deve embasar o novo decreto estadual, que deve ser editado até o fim do mês, e orientar também a edição de eventuais decretos municipais disciplinando as atividades que geram aglomeração.

Possíveis flexibilizações

A expectativa de alguns gestores municipais é quanto à retomada das aulas presenciais na rede pública municipal. Elas já foram autorizadas no decreto estadual atualmente em vigor, mas ainda não posta em prática.

Os prefeitos, sobretudo de João Pessoa (Cícero Lucena) e Campina Grande (Bruno Cunha Lima) também têm se articulado para conseguir a flexibilização nos estádios de futebol. Na capital, Cícero tenta garantir a liberação para trazer uma partida do Flamengo para o estádio Almeidão. Já Bruno pretende trazer a torcida do Campinense e Treze de volta às arquibancadas, ainda que com público reduzido.