Governo comemora Dia do Agricultor com homem armado com espingarda e gera polêmica

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Governo comemora Dia do Agricultor com homem armado com espingarda e gera polêmica
Foto: divulgação/SecomVC

Um homem portando uma arma no meio de uma plantação foi a imagem escolhida pela Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro para fazer uma homenagem aos homens e mulheres que trabalham no campo, nesta quarta-feira (28), data em que é celebrado o Dia do Agricultor. Apesar de estar em harmonia com a política armamentista do Planalto, a publicidade governamental acabou causando muita repercussão nas redes sociais e foi apagada na tarde de hoje.

A publicação repete declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no sentido de que os trabalhadores rurais não pararam durante a pandemia e também faz referência à medida que estendeu a posse de armas em toda a propriedade rural.

“Hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo”, diz a postagem.

Em uma busca no banco de imagens Getty Images, a foto é creditada à Carina König, e está vinculada a algumas séries da fotógrafa sobre caça.

Repercussão

Não demorou muito para surgirem os comentários sobre a postagem, sobretudo questionando a imagem escolhida pela Secom, entre pessoas públicas, como Ciro Gomes, e anônimos.

Confira algumas delas: