PSDB da Paraíba deixa a arquibancada para entrar no jogo

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

PSDB da Paraíba deixa a arquibancada para entrar no jogo
Coletiva do PSDB, em João Pessoa. Foto: André Gomes

Por vários motivos, o debate eleitoral de 2022 foi acelerado e está bem adiantado. Seja em Brasília, seja nos estados. Na Paraíba, não é diferente. Talvez pela instabilidade político-administrativa, econômica, social e institucional que parece não acabar nunca mais nesse país.

Por aqui, o PSDB, historicamente protagonista, estava na arquibancada vendo outras legendas jogarem dentro do campo. Tinha seus motivos, mas a realidade do jogo impôs uma postura mais firme.

Hoje (29), resolveu vestir o uniforme e ir para o campo buscar espaço no jogo.

Na coletiva de imprensa, as principais lideranças assumiram a candidatura ao governo do aliado Romero Rodrigues (PSD), que tenta construir uma base mais robusta.

O partido precisava fazer isso. Na oposição, com perfil mais à direita e com todas suas “partes”, Romero é opção mais viável e competitiva. Mais do que isso, a preço de hoje, é quem mais pode agregar. A demora dos tucanos em fazer isso deixava o ex-prefeito de Campina vulnerável.

Vendo de fora, dois fatos aceleraram a entrada em campo: a especulação de uma possível aliança entre o ex-senador Cássio (PSDB), oposição, e o senador Veneziano (MDB), da base governista.

A boataria só fragilizava Romero, que já vinha de uma onda de “ataques” velados e declarados de bolsonaristas “puro sangue”.

Outro motivo 

O outro fato veio de uma declaração do presidente Bolsonaro, que confirmou, em entrevista à Rádio Arapuan, esta semana, o seu apreço, ou melhor, sua paixão por Romero.

Sem entrar no jogo, sem definições mais claras, o PSDB não só deixava o seu principal aliado “nú”, como corria o risco de ser coadjuvante nos arranjos políticos, em torno do ex-prefeito.

Seria difícil reagir depois de articulações adiantadas, com o próprio “bolsonarismo”.

União

Romero é a opção do grupo e, inclusive, é a única opção (com capital eleitoral) para os bolsonaristas mais “radicais”, que questionam o ex-gestor campinense quando ele se articula, em várias frentes, para formar base sólida contra a reeleição de João Azevêdo (Cidadania).

Aliás, vamos além, a preço de hoje, se quiser ter chance de um segundo turno, a oposição paraibana (de direita extrema, direita ou centro-direita) vai ter que entender que no mesmo “balaio” terá os defensores da terceira via nacionalmente (como Pedro Cunha Lima) e seguidores fiéis do bolsonarismo (como Walber Virgulino e Cabo Gilberto.). Quem não entender, vai falar sozinho ou partir para o jogo isolado.

O que não será problema para quem quer o voto e a “onda” bolsonarista apenas para uma vaga no legislativo.

Cássio na disputa 

Quem também entra no jogo é o ex-senador Cássio. A presença dele na coletiva, claramente, foi para reavivar o papel de liderança na legenda. Deixando, inclusive, em aberto a possibilidade de candidatura ao Senado. Nesse caso, com tantas indefinições da legislação eleitoral, é possível esperar mais tempo.

Romero não estava 

A ausência do ex-prefeito de Campina Grande foi percebida e questionada. Afinal, o encontro era para colocar luz no nome dele. Segundo assessoria, estava em São Paulo. O que demonstra que o PSDB estava apressado em revelar o posicionamento e evitar mais uma dia de especulação.

Em nota, Romero agradeceu o grupo e afirmou que não vai decepcionar.  “A capacidade de luta, o senso de missão e a maturidade na costura das alianças possíveis serão os passos fundamentais rumo à vitória”, afirmou.

>>>Oposição na Paraíba tem bolsonaristas-raiz, moderados e críticos de algumas “posturas” de Bolsonaro
>>>Entrevista: direita da Paraíba não tem candidato “puro-sangue” ao governo, diz Wallber ao explicar apoio a Romero
>>>Entrevista: Pedro aposta em 3ª via, critica Bolsonaro e Lula e diz que oposição da Paraíba estará unida em 2022