Novo decreto terá volta às aulas presenciais na rede pública de João Pessoa e reabertura de estádios, diz Cícero

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Novo decreto terá volta às aulas presenciais na rede pública de João Pessoa e reabertura de estádios, diz Cícero
Foto: divulgação

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), anunciou que o novo decreto municipal, em vigor a partir deste domingo (1º), vai autorizar a retomada das atividades da rede de ensino agora em agosto. Em entrevista à TV Cabo Branco, hoje (30), ele também afirmou que deverá ser liberada a presença de torcedores nos estádios, provavelmente com capacidade até 30%.

A expectativa da gestão municipal é que as escolas estejam liberadas no próximo mês, tanto na rede privada quanto na rede pública. Segue a lógica do decreto estadual anterior que já havia liberado a voltas às aulas nas redes públicas municipais na Paraíba, mas a prefeitura da capital preferiu se programar para agosto.

Conforme explicou Cícero Lucena, a reabertura deve iniciar com o funcionamento as creches do município, para as crianças de 6 meses a 3 anos.

“O município vai começar com os menores e vamos evoluindo por série, por período de ensino. Eu tenho certeza que já no mês de agosto acredito que isso já vai estar devidamente iniciado esse processo, com a consolidação dele no mês de setembro”, afirmou.

Em relação aos preparativos, o prefeito da capital assegurou que todos os protocolos sanitários estarão sendo cumpridos. A Secretaria de Saúde está fazendo as marcações de distanciamento, providenciando as higienizações e os EPI’s necessários como máscaras e álcool em gel.

“Todas essas medidas vêm sendo planejadas pela secretária (de Educação) América e com fé em Deus poderemos retomar a algo que é tão fundamental na vida das pessoas”, disse.

Ao Conversa Política, a Secretaria de Comunicação informou que retomada das aulas não deve iniciar imediatamente, a partir da próximo segunda-feira (2), como chegou a dizer o prefeito na entrevista à TV. Segundo a secretaria de Educação da capital, América Assis, o calendário das aulas nos Creis e nas escolas do município deve ser divulgado na semana que vem.

Futebol

Outra possibilidade de flexibilização que estarão no novo decreto é a quanto à volta da torcida nos estádios com capacidade, inicialmente, máxima de 30%. Cícero disse que todo o protocolo para reabertura está sendo finalizado, com base em reuniões tomadas junto à Federação Paraibana de Futebol (FPF) e de outras cidades que já estão reabrindo os espaços esportivos.

O foco neste momento, destacou o prefeito, é oferecer um espaço para que um time como o Botafogo da Paraíba, que está disputando a série C, com chances de subir à série B, tenha o apoio da torcida quando estiver em campo.

Mas tudo será feito com responsabilidade e seguindo os protocolos sanitários. Também não será permitida a venda de bebida alcoólica para evitar comportamentos que gerem aglomeração.

Segundo Cícero Lucena, a nota etapa de flexibilização das medidas de isolamento social será possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e da queda das taxas que se consolida na capital. “A partir precisamos voltar ao normal, e respeitar as necessidades das pessoas, quer seja psicológica ou econômica”, afirmou.