5 de agosto: CDL contesta feriado mantido em João Pessoa e diz que comércio terá prejuízo

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

5 de agosto: CDL contesta feriado mantido em João Pessoa e diz que comércio terá prejuízo
Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Nilvaldo Vilar, criticou a decisão do prefeito Cícero Lucena (Progressista) em manter o feriado de 5 de agosto, na próxima quinta-feira, data em que será comemorado o aniversário de 436 anos da cidade. Para ele, a decisão vai causar sérios prejuízos ao comércio, que já se preparava para manter-se aberto.

“É uma incompreensão da prefeitura em permanecer com esse feriado na cidade de João Pessoa, onde todos os lojistas já haviam se preparado para abrir nesta data importante, que é de abertura do Dia dos Pais, onde estávamos prevendo um bom faturamento”, lamentou.

O problema, destaca o presidente da CDL, é que quem abrir terá que pagar a diária dos comerciários em dobro. “Isso é um prejuízo porque fechamos lá atrás”, fazendo referência à antecipação do feriado estabelecida através de Medida Provisória pelo governador João Azevêdo (Cidadania), em março, como estratégia para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no estado. 

O feriado de João Pessoa é previsto em lei municipal e também em uma lei estadual, desde 2015.

Ontem (2), o procurador do município, Bruno Nóbrega, havia afirmado que comércio e serviços deverão respeitar o que disciplina a legislação trabalhista quanto ao expediente em dias de feriado. Ele explicou que a Medida Provisória do governo apenas cancelou o feriado previsto na lei estadual, sendo mantido o feriado municipal. 

Leia também:

> 5 de agosto: prefeitura de João Pessoa confirma feriado nesta quinta-feira

>>Governo antecipa feriados de Tiradentes, Corpus Christi e fundação da Paraíba

Confira o posicionamento da prefeitura de João Pessoa e da CDL sobre o feriado de 5 de agosto: