Em busca de popularidade no Nordeste, Bolsonaro lança programa de construção de cisternas em escolas rurais

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Em busca de popularidade no Nordeste, Bolsonaro lança programa de construção de cisternas em escolas rurais
Foto: Divulgação/Agência Brasil

A pouco mais de um ano da eleição, com popularidade em baixa no Nordeste, o presidente Bolsonaro inicia ofensiva.

Vai “vitaminar” o novo Bolsa Família, reajustando o valor para R$ 400, e, nesta segunda-feira (2), lançou o Programa Água nas Escolas, que prevê, na primeira etapa, a construção de 2 mil cisternas em estabelecimentos de educação nas zonas rurais e de periferia. A expectativa é atender mais de 100 mil alunos em cerca de 350 cidades da Região Nordeste.

O programa terá investimento de R$ 60 milhões e será realizado em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil.Em busca de popularidade no Nordeste, Bolsonaro lança programa de construção de cisternas em escolas ruraisEm busca de popularidade no Nordeste, Bolsonaro lança programa de construção de cisternas em escolas rurais

O acordo de cooperação técnica foi assinado em cerimônia no Ministério da Cidadania. Na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância do programa para a população da região que será beneficiada.

Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, o Censo Escolar revelou que há 3 mil escolas onde falta água na Região Nordeste. “São alunos, professores e funcionários sem acesso à rede pública de abastecimento, a poço artesiano ou a cisterna. Por meio de tecnologia e sistema de abastecimento, o Programa Água nas Escolas vai mudar essa situação e garantir a oferta de água potável”, disse o ministro.

João Roma acrescentou que, com melhores condições de infraestrutura, haverá ganhos na qualidade de ensino, no rendimento dos alunos e no dia a dia das famílias.