Voo Recife-Patos vai desenvolver economia e turismo do Sertão da Paraíba, projeta João Azevêdo

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Voo Recife-Patos vai desenvolver economia e turismo do Sertão da Paraíba, projeta João Azevêdo
Foto: Francisco França/Secom-PB

Com a economia expandindo e turismo rural em ascensão, a expectativa com o início das operações da Azul Linhas Aéreas na rota Patos para Recife deve abrir um novo leque de possibilidades para o sertão paraibano. A análise foi feita pelo governador João Azevêdo (Cidadania), ao participar do voo inaugural na tarde deste domingo (8).

“Nós sabemos o potencial de produção, de geração de energia eólica, solar, de grandes grupos que estão aqui investindo. Eu não tenho dúvida nenhuma de que esse voo é a redenção de toda essa região”, declarou o governador.

O governador da Paraíba desembarcou no Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos, às 14h10, vindo do Aeroporto Internacional de Recife. Ele viajou acompanhado do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o deputado federal Hugo Motta, a ex-prefeita Francisca Motta e o ex-deputado estadual Antônio Mineral, assim como por lideranças políticas e empresariais da região e auxiliares do Governo.

João Azevêdo destacou, ainda, que o aeroporto de Patos receberá investimentos da ordem de R$ 35 milhões, promovendo mais segurança e a chegada de linhas internas, ligando João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “Para chegar a esse momento, do voo inaugural da Azul, foram criadas as condições. É o que estamos fazendo também com relação a essa rota interna”, acrescentou.

Além desses recursos, uma emenda do senador Veneziano (MDB), no valor de R$ 1,09 milhões, assegurou a aquisição de um veículo contra incêndio, junto ao antigo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, hoje Ministério da Infraestrutura.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a importância do momento para o município. “A vinda desse voo representa um novo momento para a cidade de Patos. A partir de hoje começamos a construir uma nova história de progresso, de desenvolvimento, com mais investimentos, com uma nova realidade”, comentou.

Já o deputado federal Hugo Motta disse que a chegada da Azul ao Sertão representa a realização de um sonho. “Hoje estamos vivendo a realização de um sonho. Um sonho não do deputado Hugo Motta, do governador João Azevêdo ou do prefeito Nabor Wanderley, mas de um município, de uma região. Patos, a partir de hoje, vai ter a oportunidade de se aproximar dos principais centros do País e do mundo”, disse.

Voo Recife-Patos vai desenvolver economia e turismo do Sertão da Paraíba, projeta João Azevêdo
Foto: Francisco França/Secom-PB

Sertão faz história

Com o início das operações da Azul em Patos, a região do Sertão paraibano passa a se conectar com o mundo a partir do Aeroporto de Recife, capital pernambucana.

Os voos serão realizados, inicialmente, com aeronaves da Azul Conecta, modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para até nove clientes.

Os voos partirão de Recife, diariamente, às 22h30 – horário estratégico que contempla a chegada das conexões de voos vindos de todo o Brasil -, com pouso em Patos previsto para as 23h45.

Já os voos de volta, de Patos para Recife, partirão à 0h10, com pouso previsto na capital de Pernambuco à 1h35.

O representante da Azul, César Grandolfo, destacou que hoje a Azul Linhas Aéreas é a empresa que tem o maior número de destinos atendidos no Brasil. O nosso DNA é a aviação regional. É por isso que estamos aqui”, comentou, destacando que os voos ocorrerão diariamente, exceto aos sábados”, completou.