Entrevista: presidente do TRE-PB reafirma que sistema eleitoral é seguro e auditável em todas as etapas

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Entrevista: presidente do TRE-PB reafirma que sistema eleitoral é seguro e auditável em todas as etapas
Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba/Arquivo

A votação da PEC do Voto Impresso sepultou a possibilidade de contagem manual de votos ano que vem, mas já foi “plantada” na cabeça de alguns eleitores a desconfiança no sistema eleitoral brasileiro, que tem como protagonista a urna eletrônica.

Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral e as Cortes regionais devem iniciar um movimento para dar ainda mais transparência ao processo eleitoral e diminuir as críticas, por enquanto, sem provas e infundadas, de problemas e fraudes nas eleições brasileiras.

Em entrevista ao Conversa Política, o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Joás de Brito Pereira, afirmou que nos próximos meses as autoridades eleitorais vão promover eventos e convidar representantes de instituições e da sociedade civil para conhecer ainda mais de perto o funcionamento do sistema.

Joás evita fazer juízo de valor da politização do tema e afirma que sistema eleitoral é seguro e auditável em todas as etapas, com possibilidade de conferência na totalização dos votos. Joás lembra que as urnas não tem acesso à internet e que têm um sistema de bloqueios para evitar interferências.

Confira a entrevista completa:

Quem também falou com o Conversa Política sobre o tema foi o vice-presidente e corregedor do TRE-PB, o desembargador Leandro dos Santos. O desembargador também afirmou que não há motivos para desconfiança e que os questionamentos são infundados. Lembrando que toda a sociedade, desde a adoção do sistema brasileiro, pode acompanhar com total transparência a preparação, votação e totalização dos resultados.

O desembargador será o presidente do TRE-PB, em outubro do ano vem, quando as eleições serão realizadas. Segundo ele, o trabalho já está sendo feito e a Justiça Eleitoral está pronta para garantir uma disputa justa.

Confira:

*Entrevista concedida ao Conversa Política antes da votação da PEC do Voto Impresso

Edição de vídeos: Diogo Almeida