João assina nota de governadores em defesa dos ministros do STF contra ataques de Bolsonaro

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

João assina nota de governadores em defesa dos ministros do STF contra ataques de Bolsonaro
Foto: divulgação

O governador João Azevêdo (Cidadania) foi um dos 13 governadores que assinaram, nesta segunda-feira (16), uma nota pública em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), aos ministros e às famílias, citando “constantes ameaças e agressões” do presidente Jair Bolsonaro à Corte. “Temos que ter a compreensão do momento em que o país tá vivendo. Não constrói e nem traz nenhum benefício para o país a quebra de braço entre as instituições”, comentou o governador sobre a medida.

Na nota, os governadores afirmam que “o Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”. Também pontuam que, “no âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário”. “Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”, diz outro trecho.

A nota é assinada pelos governadores Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Paulo Câmara (Pernambuco), João Dória (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Renato Casagrande (Espírito Santo), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Renan Filho (Alagoas), Belivaldo Chagas (Sergipe), Ibaneis Rocha (Distrito Federal) e Waldez Goés (Amapá).

No sábado (14), Bolsonaro afirmou que vai apresentar ao Senado um pedido de abertura de processos contra o ministro do STF, Alexandre Moraes, e contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

Veja a íntegra da nota:

Nota pública dos governadores em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal

Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário.

Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Brasília, 15 de agosto de 2021.