Estabilidade: Novo Normal mantém dois municípios em bandeira laranja na Paraíba

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Estabilidade: Novo Normal mantém dois municípios em bandeira laranja na ParaíbaA nova avaliação do Plano Novo Normal, divulgada neste sábado (21), mantém a situação pandêmica nos municípios paraibanos da última edição do boletim. Dos 223 municípios, 221 estão em bandeira amarela e dois em bandeira laranja – Cacimba de Areia e Santa Inês. Nestas duas, a recomendação da Secretaria de Saúde é para que seja mantida a mobilidade restrita.

O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (23). Ele deve embasar o novo decreto estadual, que deve ser editado até o fim do mês, e orientar também a edição de eventuais decretos municipais disciplinando as atividades que geram aglomeração.

Apesar de haver avanço em relação ao anterior, a avaliação geral de estabilidade nos municípios paraibanos é positiva. O Plano Novo Normal aponta uma série de quatro rodadas de avaliação, que são quinzenais, sem cidades em bandeira vermelha, que a classificação mais restritiva. E desde esse período também se registra o recuo de de cidades da bandeira laranja para a amarela.

Fazendo um recorte de dados da pandemia, a situação também é tranquilizadora. Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde de ontem (20), a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 17%.

Outro ponto positivo: até o momento, 2.233.678 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 880.840 completaram os esquemas vacinais onde 818.706 tomaram as duas doses e 62.134 utilizaram imunizante de dose única.