João Azevêdo e Lula se encontram em evento do Consórcio Nordeste em Natal

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

João Azevêdo e Lula se encontram em evento do Consórcio Nordeste em Natal
Foto: Maurílio Júnior

Na caravana pelo Nordeste para fortalecer seu nome à disputa presidencial em 2022, o ex-presidente Lula (PT) marcou presença hoje (25) da reunião dos governadores do Consórcio Nordeste, em Natal. O evento marca o lançamento do programa Acolhe Nordeste, que irá beneficiar órfãos da Covid-19 com auxílio de R$ 500 até a maioridade. Naturalmente, acabou esbarrando no governador João Azevêdo (Cidadania), que tem oferecido palanque para o petista.

Além do caloroso abraço, Lula afirmou à imprensa que pretende dialogar com o Cidadania do governador João Azevêdo, mas também com outros partidos que fora do seu arco de aliança na eleição passada, como o MDB e o PSB quando vier à Paraíba.

Lula excluiu o estado da Paraíba da caravana que tem feito pelo Nordeste. A tese da fuga, inclusive, é que ele tem evitado ter que tomar partido na disputa interna no PT. Isso porque há uma ala que defende a manutenção da aliança com João Azevêdo para 2022 e outra que defende um racha. Este é formado pelo grupo que está recepcionando a o retorno do ex-governador Ricardo Coutinho, rompido politicamente com João, aos quadros do partido.

Sobre essas questões de composições de alianças, Lula mantém o corpo fora da disputa interna. Hoje, ao ser questionado, disse que conversa com muita gente na Paraíba. “Fui amigo de Maranhão, de Ricardo Coutinho, de Cássio Cunha Lima. Eu gosto de conversar com as pessoas”, disse.

Os dirigentes do PT afirmam que Lula deve vir à Paraíba em breve, mas ainda não há data para isto. Nos último dias, o pré-candidato do PT visitou Pernambuco, Maranhão, Ceará e agora o Rio Grande do Norte. Após a passagem por Natal, deve ir para a Bahia.