Remédios de uso contínuo começam a ser entregues em casa em outubro, garante prefeito de João Pessoa

A estimativa é que 60 mil pessoas sejam beneficiadas com o programa.

Remédios de uso contínuo começam a ser entregues em casa em outubro, garante prefeito de João Pessoa
Lançamento do programa “Remédio em casa”, no Cam, em João Pessoa. Foto: Secom/JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), garantiu, nesta quarta-feira (01), que, a partir de outubro, os remédios de uso contínuo começarão a ser entregues na casa de hipertensos e diabéticos, acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município de João Pessoa.

Será o início do programa “Remédio em Casa”, uma das principais promessas de campanha do gestor. A iniciativa foi lançada hoje no Centro Administrativo Municipal.

A estimativa é que 60 mil pessoas sejam beneficiadas, começando com as pessoas com mais idade. A licitação para contratação da “logística” de execução do programa ainda será aberta, mas o gestor acredita que em novembro todo público alvo estará recendendo os medicamentos.

De acordo com o prefeito, o projeto será iniciado com uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), aliado de primeira ordem do prefeito. Aguinaldo e a irmã, a senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) participaram do evento.

“Quando fui prefeito pela primeira vez tivemos a feliz ideia de criar este programa e comecei a perceber o sentimento das pessoas, de estarem sendo cuidados de fato pela gestão. Prometemos retomar o programa e estamos podendo fazer isso hoje. Uma iniciativa que vai diminuir a perda de medicamentos, evitar aglomerações, facilitar o acesso ao usuário e garantir a continuidade dos tratamentos”, afirmou o prefeito.

O pré-requisito para receber o medicamento é ser cadastrado na Unidade Básica de Saúde, ser diagnosticado e fazer o acompanhamento pela equipe de Saúde da Família.

A ideia da prefeitura é diminuir a perda de medicamentos, evitar aglomerações, facilitar o acesso ao usuário e extinguir a interrupção dos tratamentos.

Periodicidade ? A prefeitura esclareceu que a entrega será adequada a cada paciente podendo ser mensal, trimestral ou semestral, dependendo do caso.

Que medicamentos serão entregues? Serão disponibilizados anti-hipertensivos e antidiabéticos orais (medicamentos de uso contínuo).

*Matéria atualizada às 14h30 com correção feita pela prefeitura sobre mês de início de entrega de medicamentos. Inicialmente foi divulgado novembro, depois prefeitura avisou que começará em outubro.