Congresso derruba veto de Bolsonaro e permite formação de federação partidária

Medida deve beneficiar partidos que seriam atingidos pela cláusula de barreira.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Congresso derruba veto de Bolsonaro e permite formação de federação partidária
Marcos Oliveira/Agência Senado

Lideranças políticas filiadas a partidos que seriam atingidos cláusula de barreira conseguiram mais uma sobrevida para as Eleições 2022 com a derrubada do veto ao projeto de lei (PL 2522/15) que permite aos partidos políticos se unirem em uma federação. O veto à proposta foi derrubado nesta segunda-feira (27) em sessão do Congresso Nacional.

A federação partidária permite aos partidos se unirem para atuar como uma só legenda nas eleições e na legislatura, devendo permanecer assim por um mínimo de quatro anos, sem a precisar de fundir. Se um ou mais partidos se desligarem, a federação continuaria funcionando até a eleição seguinte, desde que tenha dois ou mais partidos.

A federação também contorna efeitos da cláusula de desempenho, que limita acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de televisão aos partidos que não atingirem um mínimo de votos nas eleições, além de acesso a estruturas nos Legislativos.

O projeto havia sido vetado totalmente pelo presidente Jair Bolsonaro com o argumento de que a federação partidária contraria o interesse público por ter “características análogas à das coligações partidárias, que foram proibidas pela Emenda Constitucional 97, de 2017, para aprimorar o sistema representativo, com a redução da fragmentação partidária”.

Com a derrubada do veto, partidos nanicos ou com interesse em seu fortalecer nacionalmente poderão se unir como partido federado. Segundo o texto, os partidos poderão ter programa, estatuto e direção comuns, e não têm o funcionamento encerrado após o fim de uma eleição. Somente podem participar de uma federação partidos com registro definitivo.