MEC exclui Instituto Federal do Sertão em plano de expansão

A proposta havia sido pré-aprovada pelo MEC, mas durante audiência pública nesta quinta-feira (20), o ministro confirmou a criação de apenas seis IFs, excluindo a Paraíba.

MEC exclui Instituto Federal do Sertão em plano de expansão
Audiência com ministro da Educação convocada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

O Ministério da Educação excluiu a possibilidade de instalação de um novo Instituto Federal no Sertão da Paraíba. A proposta havia sido pré-aprovada em reunião com os reitores, no último dia 30 de agosto, em um plano de expansão que estava sendo elaborado pela pasta.

Na época, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a criação de dez novos institutos federais, a partir do desdobramento dos campi atuais.

Mas durante a audiência pública desta quinta-feira (20), o ministro confirmou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes), excluindo a Paraíba.

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) participou da audiência, que foi convocada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.

O parlamentar criticou a decisão. “Infelizmente fomos surpreendidos pelos próprios reitores que sugeriram reduzir a quantidade com justificativas que não nos convence. Não podemos concordar com isso e vamos nos unir para atender à reivindicação da população paraibana”, ressaltou Wilson.

Santiago defendeu o desmembramento do IFPB e criação do Instituto Federal do Sertão, região onde tem base eleitoral, e afirmou que vai recolher assinaturas dos 15 integrantes da bancada federal paraibana para reforçar e cobrar a execução do projeto.

Esta é uma luta que demos início em 2014, quando o então deputado federal Wilson Filho apresentou um projeto de lei. Em 2019, apresentei novamente o projeto e reafirmo que daremos continuidade a nosso trabalho pela concretização do IF do Sertão”, afirmou Wilson Santiago.

IFPB na PB 

O Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do IFPB os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.