MPPB cobra protocolos sanitários para realização de vaquejada em São Miguel de Taipu

Nesta segunda-feira, será realizada um novo encontro entre a Agevisa, Procon Estadual, Vigilância Sanitária de São Miguel de Taipu.

MPPB cobra protocolos sanitários para realização de vaquejada em São Miguel de Taipu
Foto: Portal Cavalus/Divulgação

Os grandes eventos voltaram a ocupar o calendário das cidades paraibanas. Um deles, a badalada Vaquejada do Parque Bemais, que acontece em São Miguel de Taipu, a 55 km de João Pessoa, entre os dias 16 a 21 deste mês.

Nem o medo de contaminação da Coivid-19 nem o preço dos ingressos afastam o público, ansioso por uma festa desse porte, com premiação em dinheiro e shows. Na cidade, ‘não se fala em outra coisa’.

Não duvide que a euforia e o “burburinho” alertaram a promotoria de Justiça de Itabaiana sobre a necessidade de verificar o cumprimento de todos os protocolos sanitários. Público não vai faltar. Basta saber se vai fiscalização vai acompanhar.

Na última sexta nesta sexta-feira (05), a promotora de Justiça Lívia Vilanova Cabral  se reuniu com representantes da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Procon Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde de São Miguel de Taipu e da organização da Vaquejada.

Quem também participou da audiência foi o coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, procurador Valberto Lira.

A promotora lembrou que o avanço da vacinação não exclui a obrigatoriedade de seguir todos os protocolos definidos nos decretos estaduais e do município, com atenção aos mais restritivos.

Reclamação da Agevisa

O diretor da Agevisa, Geraldo Menezes, alertou para a necessidade de dois planos: um para a vaquejada e outro para o show. Por isso, alegou insuficiência de documentos. O Corpo de Bombeiros também encontrou pendências.

A organização providenciou um novo projeto que já está em nova avaliação.

Nova reunião 

Nesta segunda-feira (8), será realizada um novo encontro entre a Agevisa, Procon Estadual, Vigilância Sanitária de São Miguel de Taipu e a organização para definição de pontos do protocolo e como será a fiscalização do evento.

Até terça, os órgãos devem enviar as informações à promotoria. A assessoria do MPPB afirmou que a promotora vai oficiar também à Delegacia de Polícia, à Polícia Rodoviária Federal e ao Detran para saber se há algum planejamento prévio, preventivo.