Governo lança ‘Paraíba Primeira Infância’ com ações integradas e construção de 100 creches

Proposta foi encaminhada para apreciação da Assembleia Legislativa após solenidade no Palácio, nesta segunda-feira (8).

Foto: reprodução/Youtube
Governo lança 'Paraíba Primeira Infância' com ações integradas e construção de 100 creches
Foto: reprodução/Youtube

O governador João Azevêdo (Cidadania) lançou, nesta segunda-feira (8), o programa Paraíba Primeira Infância, que consiste num conjunto de ações nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Segurança Alimentar e Nutricional, para atender, especialmente, crianças de 0 a 6 anos de idade. Todas as ações do programa somam cerca de R$ 150 milhões, sendo R$ 100,4 milhões destinado para a construção de creches em municípios paraibanos.

O projeto que cria o programa foi assinado em uma solenidade no Palácio da Redenção, com a presença de diversas autoridades. A proposta será enviada para análise da Assembleia Legislativa da Paraíba.

De acordo com a exposição feita pelo governador, inicialmente serão construídas 100 creches, sendo 56 delas com capacidade para 50 crianças e 44 creches com capacidade para 100 crianças.

Devem ser contemplados os municípios com menos de 50% das crianças atendidas por creches e municípios com menor percentual de creches. A equipe do Integra PB fará entrevista com cada município interessado.

João Azevêdo justificou que apesar de ser competência das prefeituras, muitos municípios não possuem ao menos uma creche ou não tem condições de funcionamento, ou ainda com creches, mas com número de vagas insuficientes.

“Milhares de mães precisam ter o espaço para deixar o seu filho e retornar ao mercado de trabalho”, enfatizou o governador.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdeth Queiroga, o programa tem potencial para atender mais de 7,2 mil crianças. A concretização do programa, destacou, será feita em cooperação entre estado e prefeituras, já que há uma série de ações integradas.

Primeira Infância

O programa Paraíba Primeira Infância atuará em eixos que preveem o cuidado materno-infantil, com ações de saúde em atenção à gestação e ao nascimento, ao cumprimento de calendário de vacinação e redução da mortalidade maternoinfantil; e com a convivência familiar e comunitária, a partir de ações da política de assistência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da articulação da rede socioassistencial  com serviços, programas, projetos e benefícios.

Também estão previstos cuidados com a diversão, com ações de incentivo ao brincar, ao esporte, à cultura, como ferramentas para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, assim como de construção e adaptação de equipamentos públicos para atendimento à primeira infância; e cuidados com o desenvolvimento, com iniciativas da política de educação, voltadas ao acesso à educação infantil, como garantia de direito, que visem o desenvolvimento integral da criança.