Com “fraturas expostas”, PSDB retoma votação eletrônica das prévias para escolher presidenciável

A legenda começou a semana abalada, plantando todas as desconfianças de que depois de 24 anos sendo protagonista na política brasileira, caminha para ser uma mera coadjuvante.

Com "fraturas expostas", PSDB retoma votação eletrônica das prévias para escolher presidenciável
Eduardo Leite, Arthur Virgílio e Dória disputam as prévias no PSDB. Foto: PSDB

Com fraturas e feridas expostas, o PSDB informou que retomou às 8 h deste sábado (27) a votação eletrônica das prévias que escolherão o candidato do partido à Presidência da República. A votação começou no último domingo (21), mas a conclusão foi adiada em razão de falha no aplicativo de votação dos filiados.

As prévias foram, inclusive, para o partido demonstrar força e estabelecer uma agenda midiática positiva. No início, até conseguiu, mas, no domingo, dia da disputa expôs seus problemas internos, com ataques entre partidários, acusações. Uma delas, de compra de votos.

A legenda começou a semana abalada, plantando todas as desconfianças de que depois de 24 anos sendo protagonista na política brasileira, caminha para ser uma mera coadjuvante. Uma espécie de “grande-pequeno” partido. Afinal, tem mais de 500 prefeituras, uma bancada considerável no Congresso, mas tem demonstrado estar perdido no debates nacionais.

E, se internamente o clima é de discórdia e desentendimentos, não parece ser capaz de gerar a “união democrática” pelo país como pregou.

A votação 

A votação, por meio de um novo aplicativo, prosseguirá até as 17h. Três postulantes estão na disputa — os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. A previsão da cúpula do partido é anunciar o resultado por volta das 19h, em Brasília.

O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos será o vencedor das prévias. Se nenhum obtiver essa maioria, os dois mais votados participarão de um segundo turno.

Votação neste sábado

Estão aptos a votar 44,7 mil filiados, dos quais 8% conseguiram votar no último domingo. Nas quatro primeiras horas de votação neste sábado, o partido informou ter contabilizado 13,6 mil votos.

Embora o partido registre somente dois votantes no exterior, identificou mais de 10 mil tentativas de acesso ao aplicativo oriundas de outros países. Por isso, bloqueou os acessos do exterior, a fim de evitar vulnerabilidades.

“Nós solicitamos uma auditoria forense. O vice-presidente do Jurídico do partido vai encaminhar à Polícia Federal para ser investigado”, afirmou o presidente do partido, Bruno Araújo.

Segundo ele, empresas especializadas em segurança cibernética, técnicos dos três candidatos e a própria estrutura do partido estão “processando a votação e fazendo essa camada de proteção para que a gente possa às 17h entregar esse resultado e apresentar um candidato a presidente da República do PSDB”.

Prévias
Esta é a primeira vez que o partido recorre à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.

Ao g1, os coordenadores das prévias Marcus Pestana e José Anibal, além do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, reconheceram que há divergências dentro da legenda e que as prévias são único caminho para a unidade ao partido.

No domingo, quando começou a votação, Bruno Araújo chegou a dizer que as prévias geram “racha”, mas que o vencedor terá de “lamber as feridas internas” e unificar o PSDB.

>>>Prévias do PSDB expõem retrato do partido para 2022

Informações do G1