Apenas um município da Paraíba persiste em ‘bandeira laranja’

Nova avaliação do Plano Novo Normal entra em vigor nesta segunda-feira (29).

Foto: divulgação/SES
Apenas um município da Paraíba persiste em 'bandeira laranja'
Foto: divulgação/SES

A nova avaliação do Plano Novo Normal da Paraíba, em vigor a partir desta segunda-feira (29), demonstra que apenas uma cidade paraibana segue em bandeira laranja. É o município de Santa Inês, localizado no sertão paraibano, que persiste com esta classificação desde 12 de julho, quando conseguiu evoluir da bandeira vermelha.

Em contrapartida, os 222 municípios paraibanos, incluindo os mais populosos como João Pessoa e Campina Grande, seguem em bandeira amarela.

Como a avaliação do quadro epidemiológico deve embasar a edição do novo decreto com medidas restritivas, a tendência é que favoreça a manutenção ou flexibilização das atividades nesta primeira quinzena, nestas cidades. Isso sem levar em conta as novas variantes, como a Ômicron, já que não há relatos de estar circulando no estado ainda, apesar de preocupar as autoridades sanitárias.

Santa Inês

No caso especial de Santa Inês, a prefeitura está com decreto com medidas sanitárias válido até o dia 8 de dezembro e chama a atenção as regras flexíveis dispostas no documento, em confronto com o cenário epidemiológico na cidade e, principalmente, ao decreto estadual em vigor.

No decreto, o prefeito Félix Henrique Leite autorizou o funcionamento de 100% das atividades comerciais, inclusive realização de eventos esportivos, artísticos e sociais, obedecendo às regras sanitárias de prevenção a Covid-19, até a meia noite.