Prefeitura de João Pessoa anuncia acordo com ex-moradores da Comunidade Dubai

A audiência para fechar o acordo foi realizada no MPPB. A prefeitura se comprometeu a construir novos apartamentos com previsão de entrega em um ano.

Sobe para 12 o número de moradores retirados da comunidade Dubai que testaram positivo para Covid-19.
Comunidade Dubai 12 pessoas testam positivo para Covid-19
Famílias foram para ginásios. Foto: G1.

A prefeitura de João Pessoa anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (16), um acordo com  com representantes das famílias que residiam na área de Mata Atlântica localizada no bairro de Mangabeira, conhecida como Comunidade Dubai. A área foi desocupada com alegação de que é de proteção ambiental.

A audiência foi realizada no Ministério Público da Paraíba. Com o acordo, as famílias aceitaram as condições apresentadas pela prefeitura  receberão novos apartamentos, que serão construídos, com previsão de entrega em um ano.

Até a entrega das chaves, a administração municipal e o governo estadual vão garantir o auxílio-moradia (R$ 350) e o auxílio alimentação (R$ 50).

Segundo a secretária de Habitação de João Pessoa (Semhab), Socorro Gadelha, o quantitativo de famílias beneficiadas com as moradias está em torno de 368 residências. Mas para consolidar o número real, o cadastramento foi reaberto e a listagem completa deve ser entregue ao Ministério Público até a próxima segunda-feira (20)

De acordo com a prefeitura, foi apresentado  projeto residencial e o local onde serão construídas as novas moradias, no bairro de Gramame.

O prefeito Cícero afirmou que os apartamentos serão em áreas ganhará equipamentos públicos como escola e creche nas proximidades. Enquanto isso, todas as famílias que estão abrigadas em ginásios da Capital receberão auxílio-moradia.

“Nos reunimos com os representantes das famílias e eles aceitaram o local que escolhemos construir os apartamentos deles, no bairro de Gramame (…) Terei como parceiro o governador João Azevêdo, que desde o primeiro instante ficou ao nosso lado para juntos darmos solução ao problema de moradia dessas famílias”, destacou.

Atualmente, as famílias estão abrigadas no Ginásio Hermes Taurino, nas Escolas Municipais João Gadelha e Afonso Pereira, além do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC). Prefeitura e estado garantem que está sendo dada toda assistência.

Audiência

A audiência realizada no Ministério Público foi presidida pela promotora Ivete Leônia Soares de Oliveira Arruda e contou com representantes da Prefeitura, como a secretária de Habitação Socorro Gadelha, além de integrantes das famílias.

Ainda não conseguimos contato com representantes das famílias para registrar a impressão delas em relação à proposta e acordo.