Governador vai convocar mais de1,2 mil aprovados em seleção do PBSaúde em janeiro

Anúncio foi feito durante a solenidade de assinatura do primeiro contrato da Fundação, nesta quinta-feira (23), para gestão do Hospital Metropolitano de Santa Rita.

Foto: divulgação/Secom-PB
Governador vai convocar mais de1,2 mil aprovados em seleção do PBSaúde em janeiro
Foto: divulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo (Cidadania) pretende convocar 1.261 profissionais para atuar na Fundação PB Saúde, após a conclusão das perícias médicas das pessoas com deficiência. As nomeações, segundo ele, ocorrerão de forma gradativa, a partir de janeiro. A confirmação foi dada nesta quinta-feira (23), na solenidade realizada no Palácio da Redenção para assinatura do primeiro contrato de gestão da Fundação PB Saúde com o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.

O pessoal que será chamado foram aprovados no processo seletivo da Fundação realizado recentemente e vão, nas palavras do governador, por fim “a vergonha” que são os codificados, pessoas contratadas para área da saúde com identificação apenas pelo CPF.

Na solenidade, João voltou a ressaltar o esforço do governo para garantir a eficiência do serviço público prestado aos paraibanos. “Nós estamos assegurando uma gestão muito mais eficiente dos hospitais da nossa rede e esse momento marca mais uma etapa importante para o nosso sistema de saúde. Em 2020, enfrentamos a pandemia, oferecendo um atendimento adequado à população, com abertura de novos leitos e funcionamento de novos equipamentos; acabamos, recentemente, com a fila da vergonha, a partir do programa Opera Paraíba, e damos continuidade à mudança de patamar de gestão da saúde pública, sabendo que vai dar certo pelas experiências exitosas que estamos tendo”, frisou.

O secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que a PBSaúde representa um modelo de gestão moderno e que trará segurança aos funcionários. “Essa nova prática permite uma revolução na relação de trabalho entre os servidores e o estado, a partir da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que assegura direito a férias, carteira assinada, décimo terceiro, aposentadoria com a impessoalidade e transparência do ingresso a partir do concurso público”, explicou.

O secretário executivo da Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba e presidente da PBSaúde, Daniel Beltrammi, afirmou que a nova gestão irá permitir o avanço das políticas públicas por meio do SUS. “A PBSaúde é uma ferramenta de gestão pública capaz de fazer com que não paremos de avançar, fazendo mais e ainda melhor, alcançando mais pessoas, trazendo dignidade e bem-estar aos paraibanos, com transparência e rigor do uso dos recursos públicos. Nós teremos metas a serem cumpridas, iniciando os nossos trabalhos no hospital de maior complexidade do Nordeste por se tratar do cuidado de doenças que mais matam pessoas em todo o mundo, que são problemas do coração e do cérebro, como infartos e AVC. A nossa missão é levar o Metropolitano ao último nível de tecnologia para ele continuar sendo referência para todo o estado”, disse.

PBSaúde

É uma fundação pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública e beneficência social, que dispõe de uma estrutura de governança corporativa que abrange um Conselho de Administração composto por secretários de estado e representantes da sociedade civil, um Conselho Fiscal formado por servidores públicos e representantes da sociedade civil e por sua Direção Superior, responsável pela gestão técnica, patrimonial, financeira, administrativa e operacional da entidade.

A entidade tem o compromisso social com a execução de uma gestão em saúde alinhada com as melhores práticas, zelando sempre, pela transparência de seus atos, pela eficiência e a efetividade de suas decisões e pelo alcance de resultados em saúde que possam contribuir de forma relevante para a saúde e melhoria das condições de vida da população paraibana, aprimorando, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as ofertas de cuidados em saúde, capacidade instalada de leitos, além de zelar pelo patrimônio, parque tecnológico e ativos operacionais para continuar oferecendo em tempo oportuno os serviços assistenciais necessários ao bem estar das paraibanas e paraibanos.