João participa da posse de Paulo Câmara como presidente do Consórcio Nordeste

O governador de Pernambuco vai substituir o governador de Piauí, Wellington Dias. A solenidade que marcou a transferência do posto foi realizada no Palácio Campo das Princesas, em Recife. 

Foto: divulgação/Secom-PB
João participa da posse de Paulo Câmara como presidente do Consórcio Nordeste
Foto: divulgação/Secom-PB

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) passou a ser comandado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), nesta terça-feira (18). O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) participou da solenidade, realizada no Palácio Campo das Princesas, em Recife.

Para o governador da Paraíba, o grupo é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste e destacou a contribuição do estado no compartilhamento de ações exitosas a serem desenvolvidas nos demais estados.

“Por sermos responsáveis pela Câmara Temática de Saneamento e apresentarmos as boas práticas de gestão pública e inovação tecnológica, tivemos a oportunidade de dividir experiências como a plataforma Paraíba Educa, a eficiência e dinamismo do Governo Digital, o sucesso do programa Ouse Criar que estimula o empreendedorismo na nossa juventude, dividindo experiências e políticas públicas que melhoram a vida das pessoas”, afirmou, João.

O novo presidente do Consórcio Nordeste elencou os principais desafios da sua gestão, sobretudo em ano de desafios eleitorais. “Vamos manter a postura em defesa da democracia, das instituições e da harmonia entre os entes federados, com o compromisso com a sustentabilidade e investimentos estratégicos em áreas como as energias limpas, avançando nos trabalhos das câmaras temáticas e no fomento da relação com outros países por estarmos em uma localização estratégica, colaborando para termos um país mais justo e mais humano”, disse.

Paulo Câmara vai substituir o governador do Piauí, Wellington Dias. Ele fez um balanço dos desafios e conquistas alcançadas no período em que esteve à frente do Consórcio. ” Nós tivemos um grande desafio com a pandemia, mas acreditar na ciência foi a principal marca do Nordeste e enaltecemos a colaboração dos profissionais de Saúde e da Academia, indo além da Saúde, mas atuando em outras áreas importantes para a nossa região”, comentou.

Ainda segundo Wellington Dias, a coragem do Nordeste foi destaque em políticas voltadas para o meio ambiente e destacamos a atuação das 18 Câmaras Temáticas que representam a união de esforços na missão de crescer todos os estados com experiências de sucesso que se transformaram em políticas sociais como o Nordeste Acolhe. “Enfim, com ações rápidas, concretas e com solidariedade, o Consórcio Nordeste se configura como o maior instrumento de inovação deste século, colocando sempre o povo nordestino como prioridade”, disse.

A solenidade também foi marcada por homenagens e concessão da honraria ‘Celso Furtado’ a pessoas que contribuíram com a prestação de relevantes serviços ao Consórcio Nordeste, dentre eles o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano.