Na Paraíba, Léo Péricles defende nacionalizar riquezas para melhorar distribuição de renda no país

Pré-candidato à presidente pelo UP atua nos movimentos pró-moradia e tem uma visão socialista para o desenvolvimento do país.

Foto: Angélica Nunes
Na Paraíba, Léo Péricles defende nacionalizar riquezas para melhorar distribuição de renda no país
Foto: Angélica Nunes

O presidente nacional do Unidade Popular (UP), Leonardo Péricles, esteve em João Pessoa nesta quinta-feira (20) para divulgar as proposta do partido para o futuro do país. Pré-candidato à presidência da República nas Eleições 2022, militante das causas sociais, sobretudo pró-moradia, Léo Péricles defende nacionalizar riquezas para melhorar distribuição de renda entre os brasileiros.

“Metade da população vive em extrema pobreza e a saída para essa situação passa por um conjunto de medidas populares que possam intervir diretamente na economia, garantir recursos para investir nas áreas sociais”, comentou, em entrevista exclusiva ao Conversa Política.

Para Léo Péricles, não faz sentido o Brasil, que é um dos mais ricos do mundo em quantidade de recursos minerais e naturais, tenha uma população a mercê de um grupo seleto de exploradores dessa riqueza e de áreas estratégicas da economia. “Não podemos admitir que questões fundamentais como o petróleo, que temos um preço de gasolina muito caro, o gás muito caro. Isso não pode mais estar nas mãos do setor privado, assim como a energia”, completou.

Léo Péricles

Líder popular desde a juventude, Léo Péricles ingressou na vida pública através do movimento estudantil secundarista. Participou do processo de fundação da Associação Metropolitana dos estudantes de Belo Horizonte, foi diretor da União Brasileira dos Estudantes (Ubes) e, em 2006, quando cursava biblioteconomia na UFMG, foi diretor na União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em seguida, engajou-se na defesa da causa da moradia, ao ser convidado para integrar o movimento de lutas nos bairros, vilas e favelas que luta pela reforma urbana. Ele próprio mora em uma área de ocupação, chamada de Eliana Silva, na região do Barreiro, na periferia de Belo Horizonte. “Ela tem um diferencial porque ela cresceu através de parceria com as universidades, que permitiu a gente construir uma escola, uma creche na comunidade, resolver problema do saneamento, energia elétrica”, comenta.

Mais adiante, percebeu que para alcançar os objetivos sociais precisaria adentrar na vida política. A necessidade de ter ‘a caneta’ para ser protagonista das decisões falou alto e daí surgiu o movimento que gerou a criação da UP, em 2019.

Eu fui entendendo que a política era fundamental porque todas as ações que a gente fazia dependia da canetada do prefeito, do vereador, do governador e foi vendo que nem sempre quem estava com essa caneta não era representante dos nossos interesses”, afirmou.

Léo Péricles foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte nas eleições de 2020. Segundo Péricles, sua candidatura será de esquerda e sem abrir mão dos interesses da classe trabalhadora do Brasil. Entre as bandeiras levantadas também estão a defesa do movimento negro e de moradores de periferia.