Após chamar nordestinos de ‘pau de arara’, Bolsonaro pega jatinho e vem ao Nordeste

A partir desta terça-feira (8), pretende visitar três estados da região: Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte para visita a obras hídricas.

Inauguração de um trecho da obra de Transposição do Rio São Francisco, em junho de 2020. Foto: Alan Santos /PR
Após chamar nordestinos de 'pau de arara', Bolsonaro pega jatinho e vem ao Nordeste
Inauguração de um trecho da obra de Transposição do Rio São Francisco, em junho de 2020. Foto: Alan Santos /PR

Após chamar assessores nordestinos de “pau de arara“, durante a live da última quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve dar uma circulada pelo Nordeste. A partir desta terça-feira (8), pretende visitar três estados da região: Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Dessa vez, a Paraíba não está na agenda oficial disponibilizada pela assessoria do Planalto. O deputado Cabo Gilberto (PSL), que assumiu a postura de anfitrião nas visitas de Bolsonaro à Paraíba, entretanto, disse ao Conversa Política que o presidente estará também no estado.

A comitiva presidencial deve passar em São José de Piranhas, no Sertão paraibano. Na cidade foi inaugurada, em outubro do ano passado, trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O olhar para a região não é à toa. O Nordeste foi onde Bolsonaro perdeu para Fernando Haddad (PT) na disputa presidencial de 2018. Agora terá como oponente o petista o ex-presidente Lula, que tem altos índices de aprovação popular.

Agenda

Bolsonaro deve embarcar nesta terça-feira para a cidade de Salgueiro (PE). Ele visitará a Estação de Bombeamento (EBI-3) e participará do acionamento de bombas do Núcleo Controle Operacional.

No mesmo dia ele vai a Jati (CE), onde participará de ato que marcará a retomada da liberação das águas da transposição do rio São Francisco para o Cinturão das Águas, na Rodovia Padre Cícero.

Na quarta-feira (9), ele segue para a cidade de Jucurutu (RN), onde inspecionará a Barragem de Oiticica e assinará ordens de serviço para a segunda etapa da pavimentação no município. Ele será acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que é do estado e tem pretensões políticas nas Eleições 2022.

Também na quarta há a previsão de que Bolsonaro esteja no evento “Chegada das Águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte”, em Jardim de Piranhas (RN).

Pau de arara

Na live da última quinta, ao comentar a revogação de mais de duas dezenas de decretos de luto oficial, Bolsonaro errou o estado de nascimento do líder religioso Padre Cícero. Em tom de riso, o presidente afirmou que ele era de Pernambuco, ao invés do Ceará.

Ao continuar em dúvida sobre a origem do religioso, provocou os seus assessores a darem a resposta correta. “Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?”, disse.

No pedido, carregado de xenofobia, Bolsonaro faz uma associação ao fato deles terem origem no Nordeste e aos paus de arara, que conduziram muitos nordestino ao Sudeste do país em busca de melhores oportunidades.