Papo Político: podcast da CBN explica o que você tem a ver com o fundo eleitoral e a janela partidária

Neste episódio do Papo Político, o convidado é o especialista em Direito Eleitoral, o advogado e professor Edísio Souto.

Brasília: Sessão do Congresso Nacional para promulgação da emenda constitucional (103/2019) da reforma da Previdência. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Papo Político: podcast da CBN explica o que você tem a ver com o fundo eleitoral e a janela partidária
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esta semana foi a aberta a chamada “janela partidária”. Período destinado aos parlamentares brasileiros para trocarem de partido sem que sejam acusados de “infidelidade partidária”. Na Paraíba, as mudanças na Assembleia Legislativa devem passar dos 30% dos 36 parlamentares. Mas por que essa janela é tão importante para os políticos? E o que ela diz sobre “ideias e ideais” de nossos agentes públicos?

Essas e outras repostas você terá neste episódio do Papo Político, que recebe o especialista em Direito Eleitoral, o advogado e professor Edísio Souto. Ele fala também sobre o “fundo eleitoral” de R$ 4,9 bilhões, retirado de nossos impostos, que será usado para financiar as campanhas eleitorais desse ano. Sobre o tema, algumas questões: por que a população tem que pagar a conta? E por que uma conta com este valor?

Aperta o play que te apresentamos as repostas para todas essas perguntas e refletimos sobre muito mais. Em foco, claro, o processo político eleitoral de outubro. Hoje, com Laerte Cerqueira está João Paulo Medeiros. Angélica Nunes, que compõe este núcleo, curte merecidas férias. Na verdade, “toma fôlego” para aguentar o que vem pela frente, neste ano de disputa “nas urnas”.