Renata Nóbrega é oficializada como nova secretária de Saúde da Paraíba

O governador João Azevêdo (PSB) já havia antecipado ao Conversa Política a indicação de Renata Nóbrega, que fazia parte da equipe como secretária executiva da Saúde.

Foto: Rizemberg Felipe
Renata Nóbrega é oficializada como nova secretária de Saúde da Paraíba
Foto: Rizemberg Felipe

A enfermeira Renata Nóbrega foi oficializada nesta quarta-feira (6) como nova secretária de Estado da Saúde. Ela vinha ocupando o cargo interinamente desde o sábado (2) em substituição ao médico Geraldo Medeiros, então secretário de Saúde, que pediu exoneração do cargo para disputar as Eleições 2022.

O governador João Azevêdo (PSB) já havia antecipado ao Conversa Política a indicação de Renata Nóbrega, que fazia parte da equipe como secretária executiva da Saúde. Segundo ele, a decisão é natural porque ela conhece tudo da pasta.

“Não estava no meu desejo individual assumir essa missão desafiadora, mas destaco o meu compromisso coletivo em defender o SUS universal, equânime e que atenda a integralidade das necessidades da população. Agradeço ao governador João Azevêdo a confiança na definição do meu nome para conduzir a responsabilidade sanitária do SUS paraibano junto ao time da gestão estadual da saúde, secretarias municipais de saúde e a participação da sociedade”, destacou.

Com a mudança, a enfermeira Lívia Borralho assume a cadeira de secretária executiva da Saúde. Mestre em saúde pública e especialista em saúde da família, atua na SES desde 2014, onde já ocupou os cargos de chefe do núcleo de endemias, coordenadora da CAFA e gerente da Economia da Saúde.

Gestão

Já na posse do cargo, a nova secretária falou na terça-feira (5) sobre a estabilidade da pandemia na Paraíba, destacando que a principal medida de proteção contra a Covid-19 é a vacinação, que já está acessível a todas as pessoas com mais de cinco anos.

“A partir do momento que há esse cenário de estabilidade, as novas medidas vão sendo avaliadas, mas deixando claro que até a chegada de uma nova variante, o cenário é de monitoramento”, ressaltou Renata Nóbrega.

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega é enfermeira com atuação em vigilância em saúde. Faz parte do quadro da SES desde 2012. Ocupou o cargo de Gerente Executiva de Vigilância em Saúde de 2014 até dezembro de 2018. Professora universitária, doutoranda em biotecnologia, assume a partir de janeiro de 2019 o cargo de Secretária Executiva de Saúde da Paraíba.

*matéria atualizada às 11h30 com nome da nova secretária executiva da Saúde