Diretório Nacional do PT aprova federação com PCdoB e PV

A composição pode gerar um impasse nas composições partidárias na Paraíba para as Eleições 2022.

Foto: Ricardo Stuckert

O Diretório Nacional do PT confirmou, durante reunião nesta quarta-feira (13), a aprovação da federação com o PCdoB e o PV. O processo ainda terá de ser validado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A composição pode gerar um impasse nas composições partidárias na Paraíba para as Eleições 2022. Os novos federados caminham em grupos opostos para a disputa majoritária: uma parte dos petistas formou aliança com o MDB em apoio à pré-candidatura de Veneziano ao governo. O PCdoB e PV, além de outros petistas, apoiam o projeto de reeleição do governador João Azevêdo (PSB).

No encontro também foi aprovado o nome de Geraldo Alckmin como pré-candidato à vice-Presidência da República na chapa com Lula e o estatuto da federação. O documento define as diretrizes, deveres e direitos da união entre os partidos e também o espaço interno de cada legenda. Este estatuto ainda vai ser submetido à aprovação do PCdoB e o PV.

As negociações em torno da união entre o PT, PCdoB e o PV acontecem desde o ano passado. Em março, o diretório petista já havia avalizado a aliança, mas membros de correntes contrárias à inclusão do PV apresentaram recurso à decisão. Em minoria, o grupo foi vencido mais uma vez durante o encontro desta quarta.

Federações

As federações permitem que dois ou mais partidos atuem de forma unificada e permanente durante as eleições e na legislatura, devendo permanecer com a união em âmbito nacional por no mínimo quatro anos.

Elas foram promulgadas pelo Congresso Nacional em setembro de 2021, na Reforma Eleitoral, e julgadas constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro. Os partidos têm até o dia 31 de maio para definir se querem formar federações.