Paraíba mantém alto índice de eficiência na gestão fiscal e econômica, diz Standard & Poor’s

O índice atestou a eficiência, bem como referendou a capacidade de endividamento e o superávit operacional.  

Estudo mostra também que as pequenas empresas são maioria no ramo de serviços em TI e registram aumento da receita em proporção superior ao das grandes. Foto: divulgação

O estado da Paraíba manteve o alto índice de eficiência na gestão fiscal e econômica, na análise de uma das maiores agências de classificação de risco do mundo.

A nota, chamada de rating AA+, foi apresentada nesta terça-feira (3) pela Standard & Poor’s e foi comemorada pelo governador do estado, João Azevêdo (PSB), que está em férias até o próximo sábado.

O índice atestou a eficiência, bem como referendou a capacidade de endividamento e o superávit operacional.

No comunicado enviado à imprensa, a S&P Global afirmou que o desempenho fiscal do estado continuará forte, à medida que o crescimento da receita contrabalança a maior parte da pressão nas receitas operacionais associadas à dinâmica da folha de pagamento do estado.

O ambicioso programa de infraestrutura do governo será financiado, principalmente, pelas receitas do estado, limitando o impacto em sua carga de endividamento, que esperamos que continue diminuindo (…) Reafirmamos nossa rating AA+ de longo prazo na Escala Nacional Brasil atribuído ao estado da Paraíba. A perspectiva segue instável”, afirmou.

O índice

O rating analisa a probabilidade de um ente público ou privado de honrar com seus compromissos financeiros, auxiliando na obtenção de novos mercados e no aumento da transparência.

A nota AA+ representa a capacidade muito forte de a Paraíba cumprir com suas obrigações financeiras.

Coloca a Paraíba em destaque nacional por estar entre os estados brasileiros mais eficientes em suas gestões fiscal e econômica.

Para um ano eleitoral, é uma ótima notícia para o governo. De um lado, apesar do arrocho, vai mostrar o número positivo da gestão do estado na campanha, além de ter as carteiras abertas para buscar dinheiro para investimentos.

Standard & Poor’s

A S&P é uma divisão do grupo McGraw-Hill que publica análises e pesquisas sobre bolsas de valores e títulos, sendo uma das três maiores agências de classificação de risco, ao lado da Moody’s e da Fitch Ratings.