Documentário que compara Operação Calvário com ‘Lava Jato’ será lançado nesta quarta

O documentário “Justiça Contaminada – O Teatro Lavajatista da Operação Calvário na Paraíba” será exibido na TV ConJur, no Youtube, às 19h30

Foto: divulgação

Será lançado nesta quarta-feira (4), o documentário “Justiça Contaminada – O Teatro Lavajatista da Operação Calvário na Paraíba”. O trabalho, produzido pelos jornalistas Eduardo Reina e Camilo Toscano, faz comparações entre a Operação Calvário, que apontou o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) como líder de uma organização criminosa que desviou milhões em dinheiro da saúde, e a Operação Lava Jato.

A produção será exibida na TV ConJur, no Youtube, às 19h30, seguida de debate com as presenças de Ricardo Coutinho, da ex-secretária de Finanças da Paraíba e esposa de Coutinho, Amanda Rodrigues; do professor de Direito Constitucional da Universidade Estadual da Paraíba, Agassiz Almeida Filho; além dos dois repórteres.

No centro do debate estarão as ações, denúncias, acusações e decisões do Ministério Público da Paraíba e da Justiça na Paraíba, em especial pelo suposto uso irregular das delações premiadas, falta de provas e desrespeito ao Código de Processo Penal e a decisões do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Tudo baseado em na leitura de mais de 10 mil páginas de processos de acusações e defesas, além de dezenas de entrevistas.

O documentário também busca fazer relações entre as operações na Paraíba e no Paraná em relação aos responsáveis pela investigação na Paraíba. O promotor Octávio Paulo Neto, do Ministério Público, e o desembargador Ricardo Vital, do Tribunal de Justiça, são comparados no documentário ao ex-procurador Deltan Dallagnol e ao ex-juiz Sérgio Moro, que comandaram a “lava jato”.