Conselho de Ética vai investigar fala do Cabo sobre “golpe” se for provocado, diz Ludgério

O deputado voltou a proferir ameaças contra as instituições democráticas nesta terça-feira (10), desta vez através do microfone da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Foto: divulgação/ALPB

O deputado Cabo Gilberto (PL) voltou a proferir ameaças contra as instituições democráticas nesta terça-feira (10), desta vez através do microfone da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O bolsonarista pregou que foi alvo de “fake news”, mesmo tendo defendido ontem, no Twitter, um golpe como o de 1964 (veja abaixo). Ele também acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de rasgar a Constituição ao instaurar processos contra o presidente.

Apesar da gravidade das declarações, o presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Ludgério, disse ao Conversa Política que o órgão só atua quando “provocado oficialmente”. Ele também ponderou sobre a necessidade instaurar procedimento em relação ao caso.

A deputada Cida Ramos (PT), uma das que usou seu tempo de fala para criticar o posicionamento do Cabo Gilberto, disse que solicitou providências ao presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos). “Mas não acredito que ele irá fazer”, comentou.

Durante a sessão, Adriano Galdino também fez críticas ao discurso, mas se limitou a isso. Em tom mais formal, disse que a fala do deputado bolsonarista sobre a democracia não representa a Casa de Epitácio Pessoa, nem a Mesa Diretora. “Nosso bem maior enquanto cidadão é a democracia e juramos defender a democracia, nosso bem maior. Só sabe o período negro do golpe de 64 quem viveu”, afirmou.

Confira a tuitada do Cabo Gilberto ontem (9):

Conselho de Ética vai investigar fala do Cabo sobre “golpe” se for provocado, diz Ludgério