Diretor-geral da Aneel recebe Título de Cidadão Paraibano e Medalha de Honra na ALPB

Pepitone é alagoano, filho e neto de paraibanos. A concessão do Título foi uma iniciativa do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos).

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, recebeu na tarde desta quarta-feira (11), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, o Título de Cidadão Paraibano. Também foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena, uma das altas comendas da Assembleia Legislativa.

Pepitone é alagoano, filho e neto de paraibanos. A concessão do Título foi uma iniciativa de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos).

Tem um simbolismo muito grande. A gente fica muito alegre, muito lisonjeado e digo que é um dos dias mais felizes da minha vida […] com a Paraíba eu tenho uma relação familiar. Meu pai, primos, tios são daqui, mas eu não tive a aventura de aqui nascer, as sempre tive um carinho muito grande, uma identificação muito grande com a Paraíba”, afirmou.

Na tribuna, Pepitone afirmou que o sangue de paraibano, com base familiar em Pombal, no Sertão, o fizeram forte para enfrentar dificuldades. Destacou que vê a Paraíba como um estado cada vez mais forte e terra de oportunidades.

“Pude acompanhar de perto, pela ótica do setor elétrico brasileiro, o desenvolvimento dessa importante região. Considerado um dos maiores pontos de irradiação solar do Brasil, esse estado é uma enorme potência para geração de energia limpa e renovável […] tenho orgulho de ter contribuído com o parque industrial aqui da Paraíba”, afirmou.

O deputado Jutay destacou que a homenagem é um reconhecimento do estado à atual gestão da Aneel. Já a Medalha foi uma propositura do deputado Ricardo Barbosa (PSB) e da deputada Pollyana Dutra (PSB), pelos relevantes serviços prestados à Paraíba e ao Brasil, na condução de medidas estruturantes para desonerar a tarifa de energia dos brasileiros.

A solenidade foi prestigiada por várias autoridades políticas do estado, prefeitos de municípios paraibanos, amigos, familiares, como o primo de Pepitone, Diego Tavares; representantes de entidades, como a OAB, e empresários.

Campinense

No início do mês, André Pepitone foi agraciado com o Título de Cidadania Campinense. O evento foi realizado no dia 1º de abril, na Federação das Indústrias da Paraíba, em Campina Grande.

Pepitone recebeu o título das mãos do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso, autor da proposta.

Na ocasião, o diretor-geral destacou o potencial do Nordeste e da Paraíba para promoverem a expansão da geração por fontes renováveis. “A Paraíba e o Nordeste estão na vanguarda tanto do uso do vento como do Sol para produzir energia elétrica. Somando as duas fontes temos a previsão de R$ 11 bilhões investimentos no Estado até 2027″, comentou.

Carreira

Pepitone é servidor de carreira e ocupa a diretoria da ANEEL desde 2010. Seu mandato como diretor-geral da entidade se encerra em 14 de agosto. Ele deve assumir como novo diretor financeiro da Itaipu Binacional.

Como servidor da Agência, atuou na equipe de autorizações de empreendimentos de fontes renováveis da Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração – SCG (2000-2002); na Superintendência de Estudos de Mercado – SEM (2002-2006) e na Assessoria da Diretoria – ASD (2006-2010).

É engenheiro civil pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Ciências Geotécnicas, também pela UnB, e possui MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington.

Participou, ainda, da décima-primeira edição do Program on Utility Regulation and Strategy, ministrado na Warrington College of Business, da Universidade da Flórida. Entre maio de 2012 e maio de 2014, Desempenhou a função de Diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR.

Em março de 2015, foi eleito Vice-Presidente da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, com mandato de três anos. Em maio de 2018, foi eleito Presidente da ARIAE, com mandato de três anos.

Seus principais interesses de pesquisa incluem políticas energéticas para energias renováveis, inovação e redes inteligentes, caminhos de modelagem em direção a sistemas energéticos sustentáveis e liberalização dos mercados de energia.

Reverenciado internacionalmente, recentemente André Pepitone foi homenageado com o prêmio Personalidades do Ano de 2021, pelo Global Council of Sustainability & Marketing e o Fórum das Américas.