‘Efeito Aguinaldo’: Republicanos cobra participação no debate da chapa de João Azevêdo

Em nota, divulgada na noite desta quinta-feira (16), o presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirma que “não admitirá ser punido por sua lealdade ao Governador João Azevedo”.

Foto: divulgação

De olho na vaga de vice, agora prometida pelo governador João Azevêdo (PSB) aos Progressistas, conforme antecipado pelo Conversa Política, o Republicanos resolveu se posicionar no ‘jogo’. Em nota, divulgada na noite desta quinta-feira (16), o presidente estadual do Republicanos, deputado Hugo Motta, afirma que “não admitirá ser punido por sua lealdade ao Governador João Azevedo” e ficar de fora da composição da majoritária.

Aliado de primeira hora do governo, Hugo Motta também cobrou que o grupo não venha a tomar conhecimento da formação da chapa pela imprensa e afirmou que aguarda, muito em breve, ser chamado para participar das discussões acerca da formação da chapa majoritária ao Governo Estadual.

A preocupação se tornou real no momento em que Aguinaldo, sem a segurança para se arriscar numa candidatura ao Senado estando o Republicanos apoiando a pré-candidatura de Efraim Filho (União Brasil), selou o acordo do apoio à reeleição do governador com a garantia de que o seu grupo possa estar na vaga de vice.

O Republicanos contava com essa vaga, mesmo sabendo que Aguinaldo não iria para o risco sem a unidade dos aliados do governo.

Sobre ser embaraço, na nota, Motta diz que a escolha do apoio à pré-candidatura ao Senado Federal foi feito através de diálogo com a base aliada do Governador à época e que a escolheu um nome, o de Efraim, pertencente a esta base.

Deixa claro que vão manter o apoio a Efraim, mesmo com ele estando em “trincheiras inimigas”, com aliança formada com o tucano Pedro Cunha Lima, pré-candidato ao governo.

Confira a nota do Republicanos na íntegra:

O Partido Republicanos da Paraíba vem por meio desta nota expressar seu posicionamento diante das novas circunstâncias relacionadas à formação da chapa majoritária ao Governo do Estado para as eleições 2022.

Enquanto integrantes da base aliada do Governador João Azevedo, o Republicanos reitera, assim como pode ser constatado, total apoio ao projeto de reeleição do atual mandatário. Fato que pode ser verificado nas diversas declarações públicas, bem como na presença maciça dos membros do Partido em eventos do Governo Estadual. O nosso partido configura também como o grande aliado e construtor da vitória do projeto do Governador.

Para definir o apoio à pré-candidatura ao Senado Federal, o Republicanos dialogou com a base aliada do Governador João Azevedo à época e, assim, escolheu um nome pertencente a esta base.

Por fim, o partido afirma que não admitirá ser punido por sua lealdade ao Governador João Azevedo, nem tomar conhecimento da formação da chapa pela imprensa, e aguarda, muito em breve, ser chamado para participar das discussões acerca da formação da chapa majoritária ao Governo Estadual.

Deputado Federal, Hugo Motta Presidente do Republicanos da Paraíba