Artistas se mobilizam contra manual antiaborto do Ministério da Saúde

A cartilha foi lançada no início de junho e será alvo de uma audiência pública nesta terça-feira (28).

Foto: Divulgação/MPPB

Artistas e entidades lançaram hoje a campanha ‘Cuidem de nossas Meninas’ para pressionar pela revogação do novo Manual Sobre Aborto elaborado pelo Ministério da Saúde.

A cartilha foi lançada no início de junho e será alvo de uma audiência pública nesta terça-feira (28). A reunião ocorre entre 8h e 15h em Brasília, além de ser transmitida pelas redes sociais da pasta.

Artistas como Camila Pitanga e Dirá Paes usaram as redes sociais para alertar sobre os danos ao direito e à saúde das mulheres que o manual pode trazer.

O documento acirra as possibilidades previstas na legislação – em casos de estupro, risco à vida da gestante ou quando o feto sofre com anencefalia – e determina que o aborto é considerado criminoso até que uma investigação comprove que o procedimento foi feito legalmente.

Na prática, vai contra o que é definido pelo Código Penal, que não admite que pessoas que tenham direito a realizar o aborto sejam investigadas.

O texto chega a citar que “todo aborto é um crime, mas quando comprovadas as situações de excludente de ilicitude após investigação policial, ele deixa de ser punido”.

Caminha na contramão da agilidade no processo de aborto seguro para a mulher, para que ele seja na menor semana gestacional quanto possível. Pior: criminaliza a vítima.

Confira alguns tuites de artistas: