Veneziano vai aceitar um dos quatro nomes indicados pela Executiva Estadual do PT para vice?

Ao Conversa Política, o ex-prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PT), disse que não foi consultado sobre as indicações. Segundo ele, não foi proposta uma reunião com lideranças para discutir perfil, possibilidade de quem agrega mais. “Fomos tolhidos”, afirmou.

Foto: Angélica Nunes

O pré-candidato ao governo, Veneziano Vital (MDB), vai (ou tem) que aceitar um dos quatro nomes indicados pela Executiva Estadual do PT para vice ? Ele terá direito de escolher um nome fora da lista “quádrupla” ? De acordo com as regras do partido, sim.

Na lista, não está ninguém “dos Cartaxo”, que figuravam no grupo de prioridades do pré-candidato ao governo, quando falava sobre o assunto, em vários eventos que participou.

Ontem (5), após reunião extraordinária da Executiva Estadual do PT, foram sugeridos os nomes da professora universitária e militante dos direitos humanos, Maria Luiza Alencar Feitosa; a ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena; o ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais; e o advogado e presidente do Diretório do PT de João Pessoa, Antônio Barbosa.

Os Cartaxos

Ao Conversa Política, o ex-prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PT), disse que não foi consultado sobre as indicações. De acordo com ele, quando o grupo dele retornou ao Partido dos Trabalhadores, a Executiva já estava instalada e o agrupamento político não tinha espaço, então, não participou e nem foi convidado para a reunião do grupo.

Segundo ele, não foi proposta uma reunião com lideranças para discutir perfil, possibilidade de quem agrega mais. “Fomos tolhidos”, afirmou Cartaxo.

A gente não teve a oportunidade de fazer o bom debate. Estabelecer critério, perfil. A gente não tem assento na executiva”, reclamou.

Cartaxo admite que o grupo dele saiu prejudicado porque não houve espaço nem para discussão com Veneziano, que, em vários momentos, externou o desejo de ter alguém na vice, ligado ao ex-prefeito. Considerando na escolha a densidade eleitoral de Cartaxo na capital.

Nomes

Os nomes de Maísa Cartaxo, esposa do ex-prefeito Luciano Cartaxo, e do irmão, Lucélio, chegaram a circular como possibilidade para a vaga.

O próprio Veneziano fez declarações favoráveis às indicações. Luciano Cartaxo, que migrou do projeto de disputa ao governo e se prepara para uma disputa na Assembleia Legislativa, afirmou que, oficialmente, nunca foi consultado sobre a composição.