Adjany sugere redução do duodécimo aos Poderes para aumentar salário dos servidores

Ela foi entrevistada nesta quinta-feira (7) em mais uma rodada de sabatinas com os pré-candidatos ao governo realizada pela CBN Paraíba. 

Adjany Simplício (PSOL) na sabatina da CBN Paraíba com pré-candidatos ao governo da Paraíba nas Eleições 2022. Foto: Felipe Lima/TV Cabo Branco

A professora Adjany Simplicio, pré-candidata ao governo da Paraíba pelo PSOL, defendeu a redução do repasse do duodécimo aos Poderes como forma de abrir uma margem no orçamento para atender às demandas salariais e de melhores condições de trabalho dos servidores públicos. Ela foi entrevistada nesta quinta-feira (7) em mais uma rodada de sabatinas com os pré-candidatos ao governo realizada pela CBN Paraíba.

Se as reivindicações são salariais, de melhores condições de trabalho, isso precisa se criar um comportamento de diálogo com os servidores porque eles atendem a população. É o braço do estado que alcança a população. É preciso que essas pessoas sejam melhor remuneradas”, comentou a pré-candidata.

Para Adjany Simplicio, há um resquício histórico, de um tratamento “coronelista” com os servidores públicos que é reproduzido a cada governo, de se negar o reajuste sobre risco de comprometer as finanças do estado.

Em contrapartida, destacou, ninguém usa o argumento do equilíbrio fiscal ao negar reajuste aos servidores, quando se trata de aumento na remuneração e outras regalias aos deputados, por exemplo. “Como o povo nunca é convocado sobre determinadas imoralidades, como o aumento inconsequente dos salários dos gestores e secretariados, a população não consegue entender o impacto disso no orçamento”, afirmou.

Confira a íntegra da sabatina com a pré-candidata: