Com pé na licença, Aguinaldo Ribeiro troca evento do PSB por agenda em Brasília

Deputado estrategicamente evita desgaste com cobrança sobre impasse com o Republicanos na disputa pela vice de João Azevêdo.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Estrategista, o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) vai dedicar a quinta-feira (14) para cumprir intensa agenda em Brasília, inclusive com participação na última sessão no plenário na Câmara Federal, antes do recesso, segundo confirmou a sua assessoria ao Conversa Política. Por isso, não estará presente no encontro que será realizado com o PSB, no Clube Branco, a partir das 17h, com as lideranças da base aliada do governador João Azevêdo, pré-candidato à reeleição.

O motivo “oficial” para permanecer em Brasília é que ele deve dar entrada em um licença parlamentar de 121 dias do cargo de deputado e queria aproveitar o último dia em exercício para tratar de questões de interesse do seu mandato, provavelmente a partir de amanhã (15). O gesto é para contemplar a suplente, a vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) com a cadeira federal, ainda que temporária.

A ausência no evento do PSB também é criteriosa porque vai afastar Aguinaldo do turbilhão de questionamentos que provavelmente serão feitos não apenas pela imprensa, mas pelos aliados do governador, sobre a disputa velada entre o Progressistas e o Republicanos pela vaga de vice na chapa de João.

O posto é cobiçado já que, num evento afastamento do governador para disputar outro cargo nas eleições 2026, esse vice comandaria a Paraíba por 9 meses.

O vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, vai representar o grupo no ato. É o nome mais cotado que será apresentado pelo partido para vice de João e será a linha de frente do tio no evento do PSB.