100 ‘cabeças do Congresso’: quatro deputados e dois senadores da Paraíba estão na lista

A lista foi criada para dar visibilidade aos senadores e deputados federais que mais se destacaram pela sua atuação no parlamento.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou a lista dos 100 ‘cabeças’ do Congresso Nacional. A lista foi criada para dar visibilidade aos senadores e deputados federais que mais se destacaram pela sua atuação no parlamento.

Da Paraíba, constam na lista quatro deputados – Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (União Brasil), Hugo Motta (Republicanos), Wellington Roberto (PL) – e dois senadores – Daniella Ribeiro (PP) e Veneziano (MDB). Já o deputado Gervásio Maia (PSB-PB) foi colocado na lista de 150 congressistas em ascensão.

O levantamento considera os ‘cabeças’ do Congresso Nacional aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, etc.

Em resumo: é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Já o parlamentar em ascensão é aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dessas.

Em 2022, de acordo com o Diap, a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada por vários episódios, como a pandemia, que manteve o isolamento social.

A pesquisa inclui os parlamentares que estavam em exercício do mandato entre o terceiro trimestre de 2021 até junho de 2022. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não entra na publicação.

Perfil destacado

Na pesquisa, Aguinaldo Ribeiro aparece como “formulador”. São os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Ele está seu terceiro mandato e já apareceu na lista sete vezes.

Já Daniella Ribeiro, em seu primeiro mandato e pela quarta vez na lista, aparece como negociadora, que é aquele parlamentar investido de autoridade para firmar e honrar compromissos, e que sentam à mesa de negociação de negociação com respaldo para tomar decisões. Mesmo classificação dada ao deputado Wellington Roberto.

Efraim Filho, em seu quarto mandato e pela terceira vez na lista, foi classificado como articulador/organizador. São parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Mesmo característica atribuída a Hugo Motta, que aparece nas lista dos 100 cabeças pela terceira vez.

O senador Veneziano aparece como parlamentar debatedor. Ele está em seu quinto mandato no Congresso, o primeiro como senador, e foi incluído na lista quatro vezes.

Veja o levantamento na íntegra