Maioria dos candidatos ao governo da Paraíba prefere Lula a Bolsonaro

A polarização Bolsonaro (PL) x Lula (PT) tem se reproduzido entre eles, com vitória do petista sobre o presidente da República.

Os candidatos ao governo da Paraíba está contando os dias para iniciar a campanha eleitoral. Desde a pré-campanha, no entanto, eles já vêm manifestando a preferência para a disputa presidencial. A polarização Bolsonaro (PL) x Lula (PT) tem se reproduzido entre eles, com vitória do petista sobre o presidente da República.

O presidente Jair Bolsonaro tem dois defensores da sua reeleição. Um deles é o comunicador Nilvan Ferreira (PL), candidato oficial do seu partido ao governo da Paraíba. A chapa majoritária terá outros dois defensores do bolsonarismo no estado: o empresário Arthur Bolinha (PL) como candidato a vice-governador e Bruno Roberto (PL) na disputa ao Senado.

Quem também defende a sua reeleição é o candidato do PRTB, Major Fábio, que também vai para a disputa ao governo com uma chapa ‘puro-sangue’ com dr Jordes (PRTB) na vice e o pastor Sérgio Queiroz (PRTB), ex-auxiliar do governo Bolsonaro, como candidato ao Senado.

Lulistas

O candidato do PT tem apoio formal de cinco candidatos ao governo e apoia oficialmente um: o senador Veneziano (MDB), candidato ao governo com o PT ocupando dois espaços em sua chapa majoritária: Maísa Cartaxo (PT), como candidata a vice-governadora, e Ricardo Coutinho (PT), na disputa ao Senado. Veneziano apoia Lula mesmo seu partido tendo a candidatura própria de Simone Tebet à presidência.

Na linha de frente na defesa da eleição de Lula também está o governador João Azevêdo (PSB), mesmo após perder a quebra de braço pelo palanque oficial de Lula para Veneziano. João é do partido do vice do petista, Geraldo Alckmin, e se apega a isso para continuar vinculando sua imagem a Lula.

Fora da polarização

O candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) na reta final das convenções partidárias conquistou o apoio do PDT e deve oferecer apoio ao candidato à presidência do partido, Ciro Gomes. O tucano estava sem manifestar preferência para a disputa presidencial desde que João Dória desistiu de concorrer ao cargo. Em entrevista recentes, fez críticas e elogios ao governo Bolsonaro, sem oficializar se votaria no presidente diante da polarização com Lula, e flertou com Simone Tebet, quando havia a possibilidade do PSDB compor com a candidata. Mesmo com a confirmação de Mara Gabriele ( PSDB) na vice de Tebet, ficou com Ciro.

Já o candidato do PSTU, Antônio Nascimento (PSTU), oficialmente apoia a candidatura própria de Vera Lúcia à presidente.