Confira programa de governo do candidato a governador da Paraíba pelo PSTU

Proposta de Antônio Nascimento é “construir uma alternativa socialista e revolucionária para os trabalhadores na Paraíba”, caso seja eleito.

Antônio Nascimento, do PSTU. Foto: divulgação/PSTU

O programa do governo do candidato a governador da Paraíba pelo PSTU, Antônio Nascimento, tem como foco “construir uma alternativa socialista e revolucionária para os trabalhadores na Paraíba”, caso seja eleito. A chapa ‘puro-sangue’, com Alice Maciel como candidata a vice-governadora, foi a primeira a registrar candidatura no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Sindicalista dos motoristas de transporte público, a primeira proposta apresentada pelo candidato do PSTU está a estatização dos transportes, como o antigo Setusa, que existiu na capital. Também defendeu o imediato congelamento das passagens e auditoria das empresas, bem como o passe livre para os desempregados e estudantes e regulamentação do transporte alternativo e dos aplicativos.

“Exigimos ainda 2% do PIB em investimentos no setor que, segundo os movimentos sociais, seria suficiente para expandir o sistema de transporte, beneficiando o sistema metroferroviário, mais barato e eficiente que o rodoviário”, diz em um dos trechos do documento.

Educação e Saúde

O candidato defende educação pública, gratuita, democrática e de qualidade sob controle dos trabalhadores. Ainda nesta área, o PSTU defende o imediato retorno das eleições diretas para diretor das escolas estaduais, com ampla e efetiva participação da comunidade escolar, e que o mais votado seja definido como o novo gestor escolar.

O PSTU defende também concurso público para todas as categorias e o pagamento do Piso Salarial Nacional do Dieese (que, segundo o próprio, é de R$ 6.394,76, em março/22), para uma jornada de 20 horas/aula.

Para a área da saúde, o PSTU defende que 10% do PIB seja destinado para Saúde Pública, Gratuita, Democrática e de
Qualidade sob controle dos trabalhadores. “Nossa proposta é a completa estatização da saúde, com a expropriação dos hospitais privados e, junto com isso, aumentar as verbas para a saúde e acabar com o sucateamento do SUS e dos baixos salários dos profissionais”.

Para a geração de emprego e renda, a proposta para ampliar os postos de trabalho é reduzir a jornada de trabalho para 30h semanais, sem redução nos salários.

Outras propostas

Também há propostas de combate a fome e desigualdade social, revolução agrária no campo sob controle dos trabalhadores, luta por moradia, luta contra as opressões, combate ao machismo e ao racismo, combate à LGBTIfobia e sobre cultura e esportes.

“Defendemos também a reestatização de empresas privatizadas como a Saelpa, Telpa e demais empresas e que estas sejam colocadas sob controle dos trabalhadores”, diz o documento.

>> Confira a íntegra do programa de governo do candidato do PSTU