Google vai exigir verificação de anúncios de candidatos à eleição estadual

A Google divulgou nesta quinta-feira (18) que seu Relatório de Transparência de Anúncios Políticos irá incluir propagandas que mencionam candidatos e pessoas que ocupam cargos em nível estadual no Brasil.

Google lança para o Brasil novo robô de inteligência artificial – Foto: Divulgação

A Google divulgou nesta quinta-feira (18) que seu Relatório de Transparência de Anúncios Políticos irá incluir propagandas que mencionam candidatos e pessoas que ocupam cargos em nível estadual no Brasil. A mudança começa a valer a partir de setembro.

Os anunciantes terão de comprovar com documentos sua identidade para que os anúncios sejam veiculados em plataformas do Google e do YouTube e em sites que usam o Google Ads e Display & Video 360, assim como já vem sendo feito por partidos políticos, candidatos e eleitos a cargos de nível federal no Brasil desde junho.

Com a medida, interessados em disponibilizar anúncios que mencionem governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal deverão passar pelo processo de verificação obrigatório.

Em nota, a Google explica que já consta no Relatório alguns casos de candidatos de nível estadual, mas que isso acontece porque essas propagandas mencionam candidatos em nível federal, como à presidência ou partidos políticos em nível federal, o que faz com que estejam no escopo da política de anúncios eleitorais.

*com informações do g1