POLÍTICA
Deputados autorizam Governo a contrair crédito externo de R$ 25 mi
Recursos serão destinados para fins de co-financiamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e do Seridó (Procase).
Publicado em 17/11/2009 às 17:19
Phelipe Caldas
Depois de uma verdadeira batalha realizada na sessão desta terça-feira (17), a bancada de situação na Assembleia Legislativa da Paraíba (em minoria na Casa), conseguiu convecer os oposionistas a votarem o projeto de lei que autoriza o Governo da Paraíba a contratar operação de crédito externo de até R$ 25,014 milhões junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura.
Por ser um projeto enviado em caráter de urgência, ele deveria ser aprovado em 45 dias, mas, mesmo com o prazo acabando hoje, a oposição se negava a levar o projeto a plenário.
O impasse acontecia porque apenas hoje o empréstimo foi apreciado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da AL, mas para ir a plenário ele precisava ainda ser aprovado na Comissão de Orçamento.
A bancada de situação, portanto, apelava para o oposicionista Dunga Júnior (PTB), presidente da Comissão de Orçamento, emitisse oralmente o parecer sobre a questão. Se aprovada, esta manobra abria caminho para o processo ser imeditamente votado, mas a bancada de oposição se negava a fazer isto.
Gervásio Filho (PMDB), líder dos situacionistas, apelava para a Constituição da Paraíba. "Vocês têm que entender que a lei manda a gente votar este projeto hoje. Pois ele está há 45 dias tramitando na Casa e o prazo precisa ser respeitado", frisou.
Mas Dunga Júnior se mantinha irredutível e dizia que só nesta quarta iria levar a questão para ser discutida na Comissão ele preside. Tempos depois, contudo, Dunga Júnior consultou sua bancada e resolveu emitir o parecer oral, que acabou aprovado.
Antes, porém, Dunga criticou Gervásio e pediu para que ele se desarmasse. "O senhor tem que se acalmar, se desarmar e entender que as questões da AL têm seu próprio tempo", criticou. Gervásio ironizou e apenas mostrou a constituição do Estado.
O fato é que o plenário acabou votando e aprovando o empréstimo, cujos recursos serão destinados para fins de co-financiamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e do Seridó (Procase).
Comentários