MPE aciona partido Cidadania e mais 9 por candidaturas 'laranjas' no Sertão da Paraíba

AIJE aponta suposta utilização de duas candidaturas fictícias em Nazarezinho

MPE aciona partido Cidadania e mais 9 por candidaturas 'laranjas' no Sertão da Paraíba
Nelson Júnior/Ascom TSE

O Ministério Público Eleitoral (MPE) está de olho em candidaturas ‘laranjas’ que teriam disputado as últimas eleições municipais no Sertão do Estado. Recentemente, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi protocolada para apurar esse tipo de fraude em São Bento e, agora, uma outra investigação apura a participação de candidaturas fictícias na cidade de Nazarezinho.
Dessa vez são alvos da ação 9 candidatos e o diretório municipal do partido Cidadania. De acordo com o MPE, a legenda apresentou 9 nomes para disputar o Legislativo municipal, sendo 3 mulheres – quantidade que preencheu o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, conforme exigido pela Lei 9.504/97.
Mas duas delas não teriam participado de forma ativa da campanha eleitoral. Uma das postulantes teve apenas dois votos. A outra 4 votos.
As duas não gastaram quaisquer valores com produção de banner’s, santinhos, folder ou assemelhados e não há postagens nas redes sociais sobre as candidaturas.
Em Nazarezinho o Cidadania elegeu quatro vereadores. Caso a AIJE seja julgada procedente, eles poderão perder os mandatos. Em São Bento, 16 são alvos da AIJE proposta pelo MP.